PT disputará presidência da Câmara dos Deputados

Nome será definido em 13 de novembro. Deputado Vicentinho (PT-SP) defende candidatura própria do partido

Vicentinho, líder do PT: maior bancada da Câmara, partido não vai abrir mão de concorrer à presidência da Casa

O Partido dos Trabalhadores decidiu, em reunião da bancada na quinta-feira (06), lançar candidato para concorrer à presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com o líder do partido na Câmara, deputado Vicentinho (SP), o nome deverá ser definido até o dia 13 de novembro.

“É importante definir logo, por isso iremos conversar com outros partidos e apresentar a proposta de candidatura”, explica Vicentinho.

O PT criará uma comissão para definir o nome do candidato. O grupo será formado pelos deputados Marco Maia (RS), Arlindo Chinaglia (SP), Geraldo Magela (DF), José Guimarães (CE) e Vicentinho (SP).

Segundo o líder do PT na Câmara, a decisão de ter candidato próprio se deu após divulgação da pré-candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa. A articulação do peemedebista desfaz acordo entre os dois partidos feito, em 2007, pela alternância na liderança na Câmara.

“Nós somos a maior bancada e temos pessoas preparadíssimas para cumprir essa missão. Entendemos que essa seria a vez de o PT assumir a presidência, pois o PMDB está dirigindo agora”, afirma o deputado.

Em entrevista ao jornal espanhol “El Pais”, em 3 de novembro, Eduardo Cunha afirmou não ter feito “acordo eterno de dividir nada com o PT”. Conhecido por ter posicionamentos conservadores, o líder do PMDB pode representar ainda mais dificuldades na aprovação de pautas progressistas defendidas pelo PT, como a regulação da mídia e os conselhos populares.

“A Câmara é um poder distinto e há uma concepção de que o Poder Legislativo é autônomo, mas também colaborativo. Temos segurança de que o PT pode cumprir essa missão”, defende Vicentinho.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast