PT e FPA lançam Brasil Que O Povo Quer em Goiânia

Capital de GO foi a segunda cidade a receber o lançamento da plataforma que tem como objetivo debater com população a construção de um programa de governo democrático

Maria Augusta/mandato Rubens Otoni

Lançamento do Brasil que O Povo Quer em Goiânia

O Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo lançaram, na noite desta quinta-feira (28), a plataforma Brasil que o Povo Quer em Goiânia, capital de Goiás.

A plataforma Brasil Que o Povo Quer faz parte de um projeto pioneiro que irá elaborar um novo programa para o país. O lançamento oficial aconteceu no dia 21 de setembro, em São Paulo, com um debate sobre Fome e Miséria no país e com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois do lançamento oficial, a plataforma foi lançada em Vitória, na última segunda-feira (25).

A plataforma tem como objetivo ouvir as pessoas, de maneira transparente e inclusiva, para a formulação do programa de governo de 2018. A ideia é elaborar um novo projeto pensando o Brasil pós-golpe, as retiradas dos direitos e as novas demandas da população brasileira.

Participaram do lançamento, que aconteceu na Assembleia Legislativa em Goiânia, o presidente da FPA, Marcio Pochmann; a presidenta do PT-GO, Kátia Maria; a presidenta do PT Goiânia, deputada estadual Adriana Accorsi; o deputado federal pelo PT-GO Rubens Otoni; o secretário de Desenvolvimento Econômico do PT, Renato Simões; além de representantes de movimentos sociais, universidades e da sociedade.

O presidente da FPA explicou que a plataforma é uma “inversão da forma de construir diagnósticos e proposições para a sociedade”. “Nós estamos indo perguntar à sociedade, essa nova sociedade, porque entendemos que os mecanismos do passado já não são suficientes para furar a bolha em que nos encontramos”.

“É necessário reconectar com a sociedade. E como fazer isso? Esta é a proposta do Brasil que o Povo Quer. É uma plataforma que pode ser acessada por telefone, tablet ou computador. abre a possibilidade”, explicou Pochmann.

Lançamento do Brasil que O Povo Quer em Goiânia

Além do formato digital, onde as pessoas podem contribuir com dados, sugestões sobre os temas via internet, o Brasil Que O Povo Quer também levantará as propostas das pessoas via debates realizados pela internet e também presenciais nas cidades com intelectuais, representantes de movimentos sociais, militantes e simpatizantes do PT e lideranças locais, conforme feito em Goiânia nesta quinta.

“É um esforço de abertura para a escuta, para o diálogo, para a participação. Não podemos imaginar que a democracia no Brasil pode continuar apenas no ponto de vista da representação. Vivemos em um mundo em que as pessoas querem se manifestar, querem falar e querem ser ouvidas”, continuou Pochmann, ao explicar a plataforma durante o evento na capital goiana.

Adriana Accorsi exaltou a iniciativa e a criação da plataforma. “Eu acredito que esse instrumento moderno, mas de fácil acesso para as pessoas, é uma das formas que nós teremos para dialogar. Nós precisamos ter instrumentos modernos para ter acesso a pessoas que muitas vezes estão longe do partido”, disse, ao reforçar que é preciso, também, reforçar o diálogo com a população no dia a dia, “olho no olho”.

Para o deputado Rubens Otoni, o lançamento da plataforma é um “ponto de partida de uma nova etapa dessa nossa caminhada”. “Dessa renovacao da nossa utopia na busca da construção da sociedade com outros parâmetros. É o desafio de todos nós”, afirmou.

“Nós estamos num ambiente evidentemente de regressão democrática com o golpe que foi dado em 2016, pela violência do golpe nosso governo foi substituído por esse ilegítimo, com base em um programa de destruição da soberania nacional, dos direitos e de quebra do próprio estado democrático de direito”, explicou Simões.

“Queremos que esse programa que é lançado aqui hoje em Goiás seja um carro chefe de um grande debate sobre o futuro. Nós vamos inovar não só no conteúdo, mas também na forma. A plataforma não é apenas uma ouvidoria, onde as pessoas vão fazer o depositório de suas queixas. é um instrumento de diálogo”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico do PT.

O lançamento contou com a presença de dois representantes da educação em Goiás: o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Wolmir Therezio Amado e Rogério Moura, representante do Instituto Federal Goiano.

“Quero parabenizar o PT por essa humilde e importante iniciativa. Ninguém mais que o povo brasileiro conhece os verdadeiros problemas que esse país enfrenta. E ninguém mais que o povo conhece as verdadeiras soluções para o país”, disse Moura.

Amado colocou a universidade à disposição institucionalmente para colaborar com a plataforma, com contribuições e debates, por exemplo. “O momento é de unidade. Temos que tolher as diferenças, vestir-se da humildades, juntarmos talentos, esforços, expectativas, reunirmos experiências e ir para frente”.

Veja como foi o lançamento:

Acompanhe agora ao vivo o Lançamento do Projeto "Goiás e Brasil que o Povo Quer" com a presença do Marcio Pochmann.#BrasilqueoPovoQuer

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast