PT é referência para a reconstrução do país, diz Gleisi

Presidenta nacional do PT afirmou que sociedade vê PT como ponto de referência para a retomada do crescimento e desenvolvimento sustentável do país

Lula Marques/Agência PT

Gleisi Hoffmann em entrevista coletiva

Em entrevista para a imprensa, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, lembrou que a sociedade olha para o PT como referência para a reconstrução do país, retomada do crescimento e desenvolvimento sustentável. Isso é expresso, segundo a presidenta, pelas pesquisas que mostram o PT como partido de preferência nacional e o ex-presidente Lula em todos os levantamentos sobre as eleições de 2018.

“As pessoas estão olhando para nós esperando uma resposta. Por isso, a importância da gente ter encaminhamentos práticos para uma série de questões, inclusive programa de governo”, afirmou.

A presidenta destacou as resoluções e encaminhamentos da reunião do Diretório Nacional, encerrada nesta quinta-feira (6). Dentre elas, a criação da Secretaria Setorial LGBT. “Achamos que é uma resposta ao momento que estamos vivendo, de preconceito, violência, homofobia que está na sociedade. O PT tem que deixar claro sua posição de luta, pela diversidade, pelos direitos humanos”, afirmou.

PT não quer outro golpista

A senadora frisou que, para o PT, colocar o Rodrigo Maia (PMDB-RJ) no lugar do Temer não é solução. Maia ficará como presidente interino por 180 dias caso a denúncia de Rodrigo Janot contra Temer seja aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após tramitação na Câmara dos Deputados.

“Nós não reconhecemos nenhum colégio eleitoral, nenhuma eleição indireta. Nós queremos que tire o Temer, mas não para entrar o Maia. Só se for sucedida por eleições diretas”, afirmou. “Espero que o PSDB assine a PEC da senadora Lídice da Mata (PCdoB-AM) que antecipe as eleições para 2017”, disse.

Gleisi também reafirmou que o PT espera que o juiz Sérgio Moro siga o devido processo legal e não condene o ex-presidente Lula sem provas. Caso isso ele seja condenado, porém, a decisão será denunciada pelo partido para instâncias internacionais.

“Deixamos claro que não vamos aceitar uma decisão como essa sem fazer o questionamento político e mobilização”, afirmou.

Gleisi também reafirmou que uma eleição em 2018 sem Lula é uma fraude. “Uma eleição sem Lula não é uma eleição democrática, é uma fraude eleitoral. Se a direita e as instituições que tem poder no país querem barrar a volta do Lula, lancem um candidato e concorram nas urnas. Vamos denunciar uma eleição. Pedir internacionalmente que se possa acompanhe a situação do Brasil e dizer que o país está em estado de exceção”, disse ela.

Coletiva de imprensa com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o secretário de Finanças e Planejamento, Marcio Macedo.

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta, 6 de julho de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias