PT está no segundo turno com Viana Tarso, Delcídio e Camilo

Candidatos petistas disputam no Acre, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará

O segundo turno com candidatos do PT está definido no Acre, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará. No Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (PT) teve 42,92% dos votos contra 39,09% de Reinaldo Azambuja.

No Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) vai disputar o segundo turno com José Ivo Sartori (PMDB). Até 21h55, com 99,98% das urnas apuradas, o candidato petista tinha 32,57% dos votos e Sartori, 40,40%.

E no Ceará, o candidato Camilo Santana(PT) está com 47,79% dos votos e vai para o segundo turno com Eunício Oliveira (PMDB), que tem, até o momento, 46,40%, com 99,68% da totalização dos votos.

Delcídio está no segundo mandato de senador por Mato Grosso do Sul, eleito em 2002 e 2010.  É engenheiro elétrico e trabalhou na construção de hidrelétricas antes de ser político. Foi secretário do Ministério de Minas e Energia, ministro de Minas e Energia e diretor de Gás e Energia da Petrobrás. Amaral defende melhorias para o setor de agricultura familiar do Mato Grosso do Sul.

Tarso Genro é o atual governador do Estado. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi deputado federal entre 1990 e 1992. Vice-prefeito de Porto Alegre entre 1989 e 1992, governou a capital por duas gestões, entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002. Foi ministro da Justiça, da Educação e da Articulação Política, durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul é sua principal bandeira em busca da reeleição.

Camilo Santana é engenheiro agrônomo, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi servidor público federal concursado e superintendente do Ibama, no Ceará, em 2003 e 2004. Foi secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado entre 2007 e 2010, quando foi o deputado estadual mais votado do estado, com mais de 131 mil votos. Também foi secretário das Cidades. A educação integral é a principal meta do candidato e considera a melhor medida para diminuir a violência no estado.

Tião Viana é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará e especializado em Medicina Tropical e pós-graduado em Clínica Médica, ele já foi senador pelo Acre.

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast