PT fortaleceu Ministério Público e PF, diz procurador da Lava Jato

Fernando dos Santos Lima afirmou que, antes de governos petistas, instituições sofriam controle para impedir investigações

Divulgação

PF invadiu a UFMG nesta quarta-feira (6)

Os governos do PT possibilitaram a atuação independente da Polícia Federal e do Ministério Público em suas gestões. A afirmação é do procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da operação Lava Jato.

Segundo o procurador, antes do PT, os governos controlavam as instituições para tentar impedir investigações que pudessem ser prejudiciais a eles. Já o governo do PT não só não interferiu nos processos como aumentou a capacidade de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, afirmou Lima.

“Aqui temos um ponto positivo que os governos investigados do PT têm a seu favor. Boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade técnica da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político, fato que tem que ser reconhecido. Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso esteja superado”, disse ele, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”.

Geraldo Brindeiro, Procurador-Geral da República na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, era conhecido como o “Engavetador-geral da República” devido à quantidade de processos que ele arquivou (inclusive, a investigação sobre a suposta compra de votos para a aprovação da reeleição).

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “O Estado de S.Paulo”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast