PT lamenta falecimento de Ariano Suassuna

Secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, avalia que foi aberta uma lacuna triste na cultura brasileira e mundial

A Secretaria Nacional de Cultura do PT divulgou nota de pesar pelo falecimento do escritor e dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna, ocorrido ontem (23), em Recife.

A nota assinada pelo secretário nacional Edmilson Souza ressalta que a cultura brasileira e pernambucana perdeu um dos maiores ícones da literatura e dramaturgia.

“Um intelectual que fincou suas origens nordestinas no universo literário, mostrando o imaginário de um povo, através de farsas divertidas, romances e poemas”, destaca o documento.

Leia a íntegra da nota:

Nota de pesar da Secretaria Nacional de Cultura do PT pelo falecimento do escritor Ariano Suassuna

A cultura brasileira e pernambucana acaba de perder um dos seus maiores ícones da literatura e dramaturgia nordestina, o grande mestre Ariano Suassuna. Um intelectual que fincou suas origens nordestinas no universo literário, mostrando o imaginário de um povo, através de farsas divertidas, romances e poemas.

Esta defesa apaixonada da cultura popular o fez criar o Movimento Armorial, na década de 70, onde elementos eruditos se misturavam, formando um conjunto único, popular e ao mesmo tempo refinado, fruto da herança portuguesa, negra e indígena.

Uma lacuna triste e importante se abre na cultura brasileira e mundial, pois partiu um grande defensor, ao mesmo tempo gentil e intransigente, dos valores culturais genuinamente ligados ao povo do Nordeste.

Edmilson Souza

Secretário Nacional de Cultura do PT