PT lidera lista do Diap com os parlamentares mais influentes

Petistas são 27 dos 100 nomes listados pelo Diap e lidera o estudo por 21 anos

O Partido dos Trabalhadores tem 27 entre os 100 parlamentares mais influentes, dentro e fora do Congresso Nacional. Há 21 anos, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) publica a lista dos “100 Cabeças do Congresso”, sempre com destaque para a bancada petista.

No Senado, dos 13 parlamentares petistas em exercício, 10 aparecem no levantamento. A senadora Gleisi Hoffmann (PR) é a única estreante, porque até o início deste ano ocupou a cadeira de ministra-chefe da Casa Civil.

Gleisi e o senador Lindberg Farias (RJ) são apontados como debatedores. Categoria que reúne os congressistas com maior influência nos debates e na definição de agenda prioritária. “Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais procurados pela imprensa”, define a pesquisa.

A categoria com mais senadores petistas é a de articulador, que reúne nomes “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, capazes e formar uma massa de apoio à iniciativa dos grupos políticos a que pertencem e ordenar o consenso”. Segundo a publicação, Humberto Costa (PE), Jorge Viana (AC) e Delcídio do Amaral têm esse perfil.

Walter Pinheiro (BA) e José Pimentel (CE), na avaliação do Diap, são exímios negociadores. Os dois senadores têm como atributos a credibilidade, a urbanidade no trato, o controle emocional, a habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, a capacidade de transigir. Experientes e respeitados, os negociadores tem autoridade para firmar e honrar compromissos.

Na categoria formuladores, aparecem os nomes de Wellington Dias (PI) e Paulo Paim (RS). “O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às idéias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares”, justifica o levantamento.

O senador Eduardo Suplicy (SP) aparece entre os poucos formadores de opinião do Congresso, por sua habilidade de arbitrar conflitos, conduzir negociações políticas de grande relevância e influenciar os colegas.

Câmara – Dos 63 deputados que formam a lista de 2014 do Diap, 17 são do PT. O líder do PT na Câmara deputado Vicentinho (SP) e os deputados Nelson Pellegrino (PT-BA), Henrique Fontana (PT-RS) e Cândido Vaccarezza (PT-SP) são apontados como debatedores.

A categoria com mais deputados petistas é a de articulador, que reúne os nomes de Amauri Teixeira (PT-BA), Geraldo Magela(PT-DF),Odair Cunha (PT-MG),Dr Rosinha (PT-PR), Marco Maia (PT-RS), Pepe Vargas (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) estão nessa categoria.

Já os deputados Claudio Puty (PT-PA), Fernando Ferro (PT-PE), Alessandro Molon (PT-RJ) e Carlos Zarattini (PT-SP) aparecem na categoria formuladores. E  José Guimarães (PT-CE) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) completam a lista do Diap na categoria negociadores.

A seleção dos “100 Cabeças” inclui pesquisa, checagem da presença em plenário do parlamentar, propostas do parlamentar que foram aprovadas e sua posição na estrutura do Congresso, entre outros parâmetros. Em 2014, a lista conta com 63 deputados e 37 senadores. Os partidos da base de sustentação do Governo reúnem 69% da elite do Congresso. A oposição, liderada pelo PSDB com 11 parlamentares, detém 25% dos indicados.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast