PT na Câmara explica valorização do poder de compra do salário mínimo

Levantamento mostra poder de compra do salário mínimo que, neste ano, está em R$ 880. Em 2003, o valor era de R$ 240,00

A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados realizou um levantamento que compara o poder de compra do salário mínimo em 2003 e em 2016. Neste ano, o rendimento mínimo do trabalhador brasileiro está em R$ 880. Em 2003, o valor era de R$ 240,00.

Os dados foram divulgados pelas redes sociais nesta quinta-feira (7). Na comparação, o PT na Câmara mostra que, atualmente, o brasileiro compraria, com um salário mínimo, 2,63 cestas básicas (o valor de cada uma é de R$ 335). Em 2003, o rendimento mínimo era suficiente para adquirir apenas 0,97 de uma cesta básica, que valia R$ 205,98 em janeiro daquele ano.

2

Outra comparação aponta o valor gasto para abastecer um tanque de gasolina. Neste ano, um salário mínimo enche 4,68 tanques de gasolina, com o valor do litro a R$ 3,76. Há 13 anos, o brasileiro conseguia encher 1,88 tanque de gasolina com o rendimento mínimo. Naquela época, o litro da gasolina valia R$ 2,13.

O PT na Câmara também comparou a quantidade de salários que o brasileiro precisaria para comprar um carro básico. Em 2016, é preciso juntar 32,4 salários mínimos para comprar um carro básico. Em 2003, a quantidade de salários mínimos saltaria para 68,8 salários para efetuar a mesma compra.

3

Em artigo publicado no dia 31 de dezembro, o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, fala sobre a importância da valorização do minimo. Para ele, o salário valorizado é instrumento de melhoria da distribuição de renda, de combate à miséria e um importante fator contra a crise. Leia aqui.

Da Redação da Agência PT de Notícias