PT não fechará mais acordos sobre a reforma política, diz líder na Câmara

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PDMB), colocou em votação, nesta quarta-feira (27), novas emendas aglutinativas ao texto do relator sobre o financiamento, com a autorização para doação de empresas a partidos

Diante da decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de retomar a votação sobre o financiamento empresarial de campanha, nesta quarta-feira (27), o líder do PT na Casa, Sibá Machado (AC), anunciou que o partido não fechará mais acordos para a votação da reforma política.

“Vamos mediar com os partidos um a um sobre os temas. Discordamos de qualquer forma de devolver o que já foi votado”, declarou.

Sibá Machado lembrou que o financiamento empresarial já foi rejeitado ontem, quando o Plenário não aprovou a emenda que incluía na Constituição as doações de empresas a candidatos. “Entendemos que houve manifestação da Casa de que o financiamento por empresas foi rejeitado. Qualquer outro tema que traga isso de volta é matéria vencida”, reforçou.

A nova votação também foi criticada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “O PCdoB não concorda em reabrir o debate sobre financiamento empresarial”, disse.

Novas emendas – O presidente da Câmara colocou em votação, nesta tarde, novas emendas aglutinativas ao texto do relator sobre o financiamento, com a autorização para doação de empresas a partidos. A decisão causou polêmica porque, ontem, antes da derrota da emenda sobre financiamento empresarial de partidos e candidatos, o presidente disse que o texto-base do relator não iria a voto.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Câmara