PT no RJ promove ato em memória às lutas pela democracia

O evento é uma referência à Revolução dos Cravos, período da história de Portugal que resultou em intenso movimento social ocorrido em 25 de abril de 1974

Caminhada Cravos

A militância do PT de Campo de São Bento, em Icaraí (RJ), realiza neste sábado (25), a partir das 10h, a Caminhada dos Cravos. O ato revive a memória das revoluções democráticas e as lutas populares do Brasil e do mundo.

“É uma marcha que reforça o valor da liberdade, da solidariedade, que nos coloca em sintonia com os ideais socialistas”, destaca o  vereador Leonardo Giordano (PT).

O evento reforça a tradição internacionalista da esquerda, em referência à Revolução dos Cravos, período da história de Portugal que resultou em intenso movimento social ocorrido em 25 de abril de 1974.

História – Em 1974, o povo depôs o regime ditatorial de inspiração fascista, vigente desde 1933: o Estado Novo, presidido por António de Oliveira Salazar.

À meia noite 25 de abril uma emissora de rádio tocava a música Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, proibida pela censura à época. A partir daquele ano, iniciou-se em Portugal um regime democrático que, com a entrada em vigor da nova Constituição, em 25 de abril de 1976.

Agradecida à revolução, a população portuguesa saiu às ruas distribuindo cravos, a flor da liberdade, aos rebeldes.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast