PT pede para promotoria investigar Alckmin

Líder do PT vai a Justiça contra Alckmin por omitir gravidade da crise da água

A Liderança do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo vai pedir que Ministério Público investigue ato de improbidade do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce.

Áudio vazado pela imprensa comprova que os dois foram omissos em não esclarecer a gravidade da crise de falta d’água. Na gravação, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, reconhece que a população deveria ter sido alertada sobre a crise hídrica para que economizasse água.

No áudio, a presidente afirma que “por orientação superior, a Sabesp tem estado muito pouco na mídia, acho que é um erro. Nós tínhamos que estar na mídia, com os superintendes locais, nas rádios comunitárias, Paulo [Massato] falando, eu falando, o Marcel falando, todos falando, com um tema repetido, um monopólio: Economia de Água. Cidadão, economize água. Isso tinha de estar reiteradamente na mídia. Mas nós temos de seguir orientação, nós temos superiores, e a orientação não tem sido essa. Mas é um erro”.

A representação ao Ministério explica que os superiores a que se refere a presidente da Sabesp são o Governador e o Secretário Mauro Arce, únicas autoridades na hierarquia a quem Pena responde.

“Estamos alertando há muito tempo que se o governo paulista não tivesse sido omisso, hoje poderíamos passar pelo período de seca com menos problemas”, diz o deputado João Paulo Rillo, líder da bancada. “Lamentamos que o Governador continue com uma postura irresponsável perante a população, sem alerta-la da gravidade da crise instalada e que pode causar sérios danos à vida das pessoas, com impactos na saúde pública, na economia, com risco de desemprego, e no meio ambiente”.

A Bancada reitera que continuará a defender os interesses da população paulista cobrando responsabilidade e ações do governo do Estado na solução dessa crise. “Na realidade há vários meses a população enfrenta falta de água e continua ouvindo das autoridades do governo que não há racionamento e que teremos água até o próximo período de chuvas”, diz Rillo.
Da Redação da Agência PT de Notícias