PT vai à Justiça por pagamento a blogueiro antipetista

A bancada do partido na Assembleia Legislativa pretende instalar CPI para apurar o caso

O diretório estadual do PT-SP ingressou, nessa quinta-feira (23), com uma representação no Ministério Público estadual para apurar os pagamentos feitos pelo governo de São Paulo ao responsável pelo site “Implicante”.

Com indícios de “desrespeito ao objetivo do contrato original” e desvio de recursos públicos para “atacar adversários políticos”, a ação pede abertura de inquérito civil e criminal contra o governo do estado administrado por Geraldo Alckmin (PSDB).

“É grave a existência desses pagamentos por parte do PSDB, com uso do estado, de forma ilegal, para prejudicar opositores”, afirma o deputado estadual João Paulo Rillo (PT).

Segundo o parlamentar, o volume dos pagamentos feitos ao blogueiro Fernando Gouveia, dono do “Implicante”, precisam ser explicados. “Que tipo de serviço presta? O que justifica esses pagamentos em valores tão altos? Qual a motivação desse serviço?”, questiona.

A ação pede ainda a quebra dos sigilos fiscal e bancário da Appendix Consultoria, empresa subcontratada da Propeg, agência de publicidade que presta serviços ao governo de São Paulo. A intenção é verificar se a evolução patrimonial dos responsáveis confere com os rendimentos e com a movimentação financeira da empresa.

Segundo reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, publicada no sábado (18), o governo de São Paulo pagou por quase dois anos R$ 70 mil por mês, um total de R$ 1,47 milhão, a um blogueiro que distribui propaganda contra o PT na internet. Outra denúncia aponta que uma das sócias da empresa Appendix trabalhou como assessora do governo de São Paulo.

CPI – Além da representação, a bancada do PT na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) está colhendo assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuara as supostas irregularidades nos pagamentos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast