PT perde Eurides Mescolotto, um dos fundadores do partido em SC

A presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, lamenta o falecimento do companheiro que dedicou a vida a militar em favor dos excluídos

PT-SC

Eurides Mescolotto, fundador do PT de Santa Catarina e militante sindical

Recebemos hoje, com profunda dor, a notícia da morte de nosso companheiro Eurides Mescolotto, vítima de um câncer linfático.

Mescolotto foi um dos fundadores do PT em Santa Catarina, tendo sido nosso primeiro candidato a Governador, em 1982.

Nascido em São Paulo, viveu por muitos anos no Seminário no Paraná, onde cursou Filosofia. Deixando o Seminário, fez uma opção de convivência com os excluídos, passando a morar na Favela da Vila São Paulo em Curitiba. Posteriormente mudou-se para Joinville, em Santa Catarina, onde, sempre na perspectiva do compromisso com a classe trabalhadora, foi trabalhar na CIPLA, indústria plástica, como operário. Ao mesmo tempo, morando na periferia, ajudou a construir o trabalho das Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral Operária.

Depois da fundação do PT e de sua candidatura a Governador, serviu o Partido em diversas funções na direção Estadual e Nacional, vindo a ocupar, nos governos Lula a função de Presidente do BESC e depois a Presidência da Eletrosul.

Foi casado com a Senadora Ideli Salvati, companheira deste dos tempos de Joinville, com quem teve dois filhos, Filipe e Mariana.

Posteriormente casou-se com Eliane Schmidt, que o acompanhou com especial carinho até sua morte. Com Eliane, Mescolotto teve uma terceira filha, Luiza.

Marcado pela generosidade de seu grande coração, Eurides Mescolotto se constitui numa referência de militância petista, pela radicalidade de sua entrega, pelo serviço aos excluídos, pela camaradagem e afeto que irradiava a todos que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Perdemos um grande Companheiro, que passa para história como exemplo a ser admirado e seguido.

Gleisi Hoffmann

Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast