PT realiza eleições municipais extraordinárias dia 3 de dezembro

Com as novas eleições, o Partido dos Trabalhadores passa a contar com diretórios organizados em 57% do território brasileiro.

Julia Leite/Agência PT

Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade

O Partido dos Trabalhadores realizará, no dia 3 de dezembro, novas eleições municipais, quando serão eleitos diretórios em 534 municípios. Foram inscritos 549 candidatos e candidatas a presidente municipal e 692 chapas, compostas por 4.416 filiados e filiadas para participar do Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX).

O PT é o único partido a realizar eleições diretas, garantindo a organicidade e a democracia internas. Após a realização do 6o Congresso Nacional, O PT constituiu diretórios em 2.622 municípios. Com o PEDEX, a presença formal do partido alcançará 57% do território brasileiro, um número expressivo em um momento em que a ditadura midiática e judiciária atacam diuturnamente a legenda e suas lideranças.

A Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade, destaca a importância da realização do PEDEX em 534 municípios, principalmente se for levado em conta a ausência de pleito municipal no ano que vem. “Isso mostra como nossos companheiros estão empenhados em construir o PT para continuar combatendo o golpe, aumentar a força do PT diante da retirada de nossos direitos pelos golpistas e eleger Lula em 2018”, afirmou a dirigente.

Através do PEDEX, os municípios que não conseguiram constituir um diretório municipal durante o 6º Congresso Nacional têm a oportunidade de eleger sua direção. Além de aumentar a presença do Partido dos Trabalhadores nos pequenos municípios brasileiros, o PEDEX também ajuda a diminuir o número de comissões provisórias, que são nomeadas pelas direções estaduais, explicou Gleide Andrade.

A Secretária Nacional de Organização convoca os filiados a marcarem presença no PEDEX. “É essencial que o PT nos municípios esteja organizado com base nas eleições diretas, ou seja, nos votos dos filiados. Dessa forma, temos garantidas a paridade, com forte participação das mulheres, dos jovens e dos negros. Quero convocar todos os filiados e filiadas a participarem desse processo e comparecerem aos locais de votação no dia 3 de dezembro”.

PT mais forte

O fortalecimento do partido vem acompanhado do aumento do numero de diretórios organizados do PT nos municípios, uma consequência do PEDEX, como no Amapá que, após o processo, possuirá diretório em 100% dos municípios. Após o 6º Congresso Nacional, o PT elegeu diretórios em 97 municípios do Pará. Agora, com esse novo processo, esse número chegará em 120 municípios, 83.3% do estado. Após as eleições, o PT estará organizado em 96,8%  do Amazonas, somando 60 cidades.

A Bahia e o Rio Grande do Sul são os estados com maior número de municípios que irão realizar eleições extraordinárias, com 94 e 83 municípios, respectivamente.

Podem participar do Processo Extraordinário de Eleições Diretas todos os filiados e filiadas.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast