PT requer depoimentos de Aécio e Agripino Maia à CPI da Petrobras

Depoimentos envolvem presidentes do PSDB e DEM em suspeitas de irregularidades

O Partido dos Trabalhadores apresentará nesta quinta-feira (14) na CPI da Petrobras requerimentos de convocação para ouvir os senadores Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, e José Agripino Maia(RN), presidente do DEM.

No requerimento de convocação do ex-presidenciável Aécio Neves, a bancada petista na CPI argumenta que Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, citou o PSDB em delação premiada como beneficiário do esquema de corrupção investigado pela comissão de inquérito.

O delator também disse que teria repassado R$ 10 milhões para o ex-presidente do partido tucano Sérgio Guerra para comprar o “esvaziamento” de possível investigação de irregulares na estatal no Congresso Nacional.

Tais informações foram reforçadas e complementadas em depoimento à Justiça por Leonardo Meirelles, auxiliar do doleiro Alberto Youssef, que disse haver outros tucanos beneficiados pelo esquema de pagamento de propina dentro da Petrobras, apontando inclusive que um dos parlamentares seria natural de Londrina (PR), mesma região do doleiro.

“Portanto, a oitiva do senador Aécio Neves é fundamental para que esta CPI possa elucidar os atos de corrupção que foram efetivamente praticados, os agentes corruptores, os beneficiários e o modus operandi utilizado, ao mesmo tempo em que possibilitará ao referido depoente defender a agremiação que preside de tais alegações”, afirmam os deputados no requerimento.

Já a convocação do senador Agripino Maia está embasada em acusação feita pelo empresário potiguar George Olímpio que disse ter repassado ao parlamentar R$ 1 milhão para permitir um esquema de corrupção no serviço de inspeção veicular, investigado pela Operação Sinal Fechado, do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O empresário deu detalhes em seu depoimento dos encontros ocorridos com o senador e da repartição do dinheiro combinada com ele.

Da Agência PT de Notícias, com informações PT na Câmara