PT retoma mobilização pela Reforma Política

Partido apresentou cronogramas de atividades para ampliar o movimento nos estados e municípios e realizar a coleta de assinaturas da população

A coordenação petista da Campanha pela Reforma Política elaborou uma proposta de mobilização a ser realizada durante 2015, com cronograma de atividades nos níveis nacional, estadual e municipal. Objetivo é criar uma integração nas agendas de atividades para ampliar a coleta de assinaturas ao mesmo tempo em que aprofunda os debates sobre a importância de fazer uma reforma da política brasileira.

O calendário de atividades terá início no dia 10 de fevereiro, quando o partido completa 35 anos. “Teremos uma grande festa e vamos criar o dia nacional de coleta de assinaturas. Estamos trabalhando para que nesse dia, qualquer município que tenha um diretório do PT, mobilize atividades para coletar assinaturas para o projeto” explicou Gleide Andrade, vice-presidente Nacional do PT.

O documento propõe que os movimentos sociais que compõem o Plebiscito Popular, com destaque para a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Sem Terra (MST), sejam convidados para colaborar nas discussões e implementação das propostas, com foco principal para a realização de um seminário nacional com parlamentares petistas e seminários regionais de mobilizadores de petistas envolvidos no  projeto de iniciativa popular sobre a Reforma Política.

Para a dirigente, a troca de experiências entre parlamentares, filiados, sociedade civil, entidades e movimentos sociais é a forma mais democrática de abordar todos os pontos da discussão.

“Falar de Reforma Política é, ao mesmo tempo, falar de formação política”, afirma Gleide.

“Nós temos que apresentar as propostas e explicar o que isso significa, pois não adianta debater algo que as pessoas não conhecem. Além disso, a população tem de estar preparada para receber uma nova forma de fazer política” afirmou.

Foi estabelecido o dia 30 de junho de 2015 como data limite para o cumprimento das metas de assinaturas e envio para o diretório em São Paulo, para que seja possível apresentar o Projeto ao Congresso Nacional no primeiro semestre do ano que vem. A definição do Diretório Nacional foi tomada durante reunião nos dias 27 e 28 de novembro durante Encontro Nacional do PT, realizado em Fotaleza (CE).

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.