PT-RJ repudia ação policial que matou cinco jovens negros na Zona Norte do Rio

Em nota, executiva estadual do partido afirma que a morte destes jovens é mais um capítulo do quadro de extermínio da juventude negra

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual da Juventude do PT do estado lançaram nota de repúdio contra a ação policial que matou cinco jovens negros no Morro da Largatixa, no último sábado (28).

“Sem oferecer qualquer tipo de ameaça ou resistência, os jovens tiveram o carro onde estavam alvejados com cerca de 50 tiros quando voltavam de um passeio. Como agravante, os policiais envolvidos plantaram uma arma na tentativa de forjar um auto de resistência”, afirma a nota.

Para a Juventude do PT-RJ, “a morte destes jovens é apenas mais um capítulo do quadro de extermínio da Juventude Negra que, há tempos, o Movimento Negro, os Movimentos Sociais e o PT denunciam”.

Na noite do último sábado, cinco jovens morreram após serem baleados no carro em que estavam, na comunidade da Lagartixa, que fica no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio.

De acordo com parentes, as vítimas tinham voltado de um passeio no Parque Madureira e resolveram sair novamente para fazer um lanche, quando foram surpreendidas pelas dezenas de tiros disparados por policiais militares do 41º BPM (Irajá) na Estrada João Paulo.

Wilton Esteves Domingos Júnior, de 20 anos, dirigia o Palio que foi fuzilado. Também estavam no carro Wesley Castro Rodrigues, de 25 anos, e os amigos Cleiton Corrêa de Souza, de 18 anos, Carlos Eduardo da Silva de Souza, de 16 anos, e Roberto de Souza Penha, de 16 anos.

Leia a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA
A Executiva Estadual e a Secretaria Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro – PT-RJ vem a público manifestar o seu total repúdio a ação policial criminosa que ceifou a vida de 5 jovens negros no Morro da Largatixa, Costa Barros.

Sem oferecer qualquer tipo de ameaça ou resistência, os jovens tiveram o carro onde estavam alvejados com cerca de 50 tiros quando voltavam de um passeio. Como agravante, os policiais envolvidos plantaram uma arma na tentativa de forjar um auto de resistência. A morte destes jovens é apenas mais um capítulo do quadro de extermínio da Juventude Negra que, há tempos, o Movimento Negro, os Movimentos Sociais e o PT denunciam.

É necessário garantir à juventude negra, pobre e de periferia o pleno direito de ir e vir, nas suas manifestações sociais, culturais e políticas, nos momentos de trabalho, estudo e lazer, assegurando o cumprimento do Estatuto da Juventude, sem que haja o risco destes jovens serem mortos e incriminados pela polícia.

Nos solidarizamos aos familiares dos jovens Wilton, Roberto, Carlos Eduardo, Cleiton e Wesley na sua dor e no anseio por justiça.

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2015

Da Redação da Agência PT de Notícias