PT-SP debate soluções para a “Crise da Água no estado de São Paulo”

Parceria do Projeto SP e GTE visa discutir responsabilidade e ausência de planejamento do governo do PSDB no gerenciamento dos recursos hídricos, bem como apresentar propostas para resolver problemas na área

O Fórum de Conjuntura Eleitoral do GTE PT-SP promoverá, na quarta-feira (7), o debate “Crise da Água no estado de São Paulo”. A atividade acontecerá das 19h às 21h, na sede estadual do partido (Rua: Abolição, 297 – Bela Vista – São Paulo/SP).

O evento é o quarto da parceria do Grupo de Trabalho Eleitoral com o Projeto SP (parte integrante do Projeto Estados da Fundação Perseu Abramo) e o 13º encontro, no geral, que já reuniu cerca de 700 pessoas desde abril de 2015.

Os convidados desta edição são Édson Aparecido da Silva, sociólogo, assessor de Saneamento da Liderança do PT na Assembleia Legislativa de SP e coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento e membro do Coletivo Luta Pela Água; e Ricardo Guterman, sociólogo, assessor de Meio Ambiente da Liderança do PT na Assembleia Legislativa de SP e membro do Coletivo Luta Pela Água.

Os resultados do debate serão encaminhados para os dirigentes, parlamentares e militantes, como ferramenta de discussão para a quinta edição do Dia Mensal de Mobilização do PT-SP, a ser realizada no próximo dia 17 de outubro, em todo o estado paulista.

“O espaço tem recebido militantes, dirigentes e parlamentes de todas as regiões do estado de São Paulo. A troca de experiências entre o público, debatedores e palestrantes produzem acúmulo e propostas que contribuem diretamente na elaboração de programas de governos municipais e oposição ao governo do PSDB”, enfatiza o coordenador do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal.

Proposta – O objetivo da atividade é discutir a responsabilidade do Governo Geraldo Alckmin, que não apresentou um plano de investimentos para evitar a falta de água no estado paulista. A gestão paulista, há duas décadas liderada pelo PSDB, esqueceu de escrever os capítulos para o fornecimento regular de água em mais de 300 municípios, de responsabilidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Incompetência e má gestão pública dos tucanos que se revezaram no poder entre Covas, Serra e Alckmin.

Após a apresentação do atual cenário, os participantes do encontro também debaterão soluções para solucionar a celeuma instalada em grande parte dos municípios de São Paulo.

Alerta – Desde 2004, as gestões tucanas têm sido alertadas por estudos realizados pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê sobre a necessidade de obras no Cantareira, a gravidade de queda do nível do Sistema e a construção de novos reservatórios.

A ausência de planos de contingência para atendimento da demanda em situação de crise, interferem de forma significativa nos problemas de abastecimento de água.

Descaso – Com o agravamento da crise hídrica, estudo elaborado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo aponta que a Sabesp já sabia da necessidade de investimentos para ampliação do sistema e que desde 2013 já deveria ter iniciado uma campanha para redução de consumo e incentivo ao reúso da água.

Falta de investimento – A Sabesp teve lucro líquido de R$ 1,9 bilhão em 2013 e, independente da diminuição de faturamento numa campanha de redução do consumo, a sua rentabilidade possibilitaria um enfrentamento da crise com recursos para investir na construção de novos reservatórios, por exemplo.

O sistema da Sabesp hoje é capaz de tratar e remeter para população até 33 mil litros de água por segundo. Cinco anos atrás, estudos já apontavam que o reservatório Cantareira atuava no limite e precisaria de uma ação imediata do governo PSDB.

Participação – Desde abril deste ano, o Fórum de Conjuntura Eleitoral realiza debates temáticos da atualidade como Comunicação, Reforma Política, Mobilização, Resoluções do 5º Congresso do PT, As Manifestações Populares, a Criminalização do PT e a Judicialização da Política, além dos debates temáticos em parceria com o Projeto SP, como Orçamento, Transporte e Segurança Pública.

O convite é estendido a todos os filiados e as filiadas; dirigentes; secretarias e setoriais; coordenadores e coordenadoras de Macros; prefeitos, prefeitas e vices; parlamentares e lideranças dos movimentos sociais, sindicais e entidades da sociedade civil.

Fórum de Conjuntura – O objetivo da empreitada é a criação de um espaço de reuniões, debates e atividades de avaliação do cenário político no estado paulista, como instrumento de preparação para as eleições municipais de 2016.

O Fórum de Conjuntura Eleitoral inclui agenda permanente com a realização de encontros quinzenais, sempre na primeira e terceira quartas-feiras de cada mês.

Serviço
Debate “A Crise da Água no estado de São Paulo”
Data: 7 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Diretório Estadual do PT-SP
Endereço: Rua Abolição, 297 – Bela Vista – São Paulo/SP

Próximas Reuniões em 2015
Outubro – Dia 21
Novembro – Dias 4 e 18
Dezembro – Dias 2 e 16

Por Fábio Sales, do PT-SP

PT Cast