PT-SP está mobilizado em defesa da democracia

Auditório do diretório lotou para reunião preparatória do ato do dia 16. Durante encontro, presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez uma análise da conjuntura e pediu mobilização permanente

Diversos dirigentes, representantes de movimentos sociais e sindicais, prefeitos, parlamentares e militantes lotaram o auditório do diretório estadual, na noite deste domingo, em reunião para acertar a participação dos petistas do Estado de São Paulo no ato do dia 16.

Ao clamar unidade da militância contra o golpe, em defesa da democracia, pela retomada do crescimento econômico e pelo fora Cunha, o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, frisou que em nenhuma das manifestações recentes houve tamanha mobilização.

Emidio ressaltou que a militância está pronta para mostrar suas forças nas ruas. “Eles [a direita] colocaram 10 mil. Nós podemos colocar 100 mil. (…) A partir de hoje, a nossa turma pode incendiar”, destacou.

Ele ainda falou que a militância deve manter a confiança que vai sair vitoriosa diante dessa tentativa de golpe e pontuou que o Partido dos Trabalhadores vai sair ainda mais militante.

Representando a bancada federal, o deputado Carlos Zaratini questionou a legitimidade da comissão criada por Eduardo Cunha para analisar o pedido de impeachment contra a presidenta Dilma. Segundo Zaratini, a irregular comissão é fruto de uma manobra de Cunha e foi criada contra a orientação dos líderes partidários no Congresso.

Para o deputado, é necessário cautela para não perder em nenhuma etapa e ampliar as manifestações contra Eduardo Cunha.

Presente na reunião, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez uma análise da conjuntura e pediu mobilização permanente. Ele ainda falou que vai conversar com representantes do governo Dilma para propor algumas mudanças que permitam a retomada do crescimento e não permitam manobras de Eduardo Cunha.

Rui frisou que a militância deve estar atenta, pois o impeachment é um julgamento político. Segundo ele, cessou o momento de fazer alianças com alguns setores da burguesia. “Vamos a luta”, pontuou.

Presidente do Diretório da Capital, o vereador Paulo Fiorilo anunciou que o municipal organizará uma edição do “PT na Rua”  na quarta-feira, ao meio-dia, em frente ao Teatro Municipal. Segundo ele, a militância quer aproveitar o horário de almoço dos transeuntes da região central para mobilizar ainda mais pessoas para o ato da tarde.

Depois de ouvir diversos relatos de como estão acontecendo as mobilizações em várias regiões do Estado, Emidio orientou os presentes sobre a distribuição de materiais para a convocação do ato e falou que a luta contra o golpe acontece no parlamento e nas ruas. “Aqui estamos organizando as ruas”, concluiu, sob gritos de “não vai ter golpe!”.

Por Cláudio Motta Jr, do Linha Direta