PT-SP quer Coronel Telhada fora da Comissão de Direitos Humanos

Telhada foi indicado pelo PSDB para uma das três vagas que a legenda tem direito na comissão. Ex-comandante da Rota, ele tem 36 mortes no currículo

A líder da minoria na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputada Beth Sahão (PT), vai questionar e tentar impedir a indicação do parlamentar Coronel Telhada (PSDB) para a Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Ele foi indicado pela bancada tucana para uma das três vagas que a legenda tem direito na comissão. Telhada comandou 1º BP Choque ROTA da Polícia Militar de São Paulo e tem 36 mortes no currículo de ações policiais.

“As pessoas não têm ideia da importância enorme que essa comissão possui. Lutar pelos direitos humanos não é só se posicionar contra a tortura, mesmo de pessoas condenadas pela justiça. É, acima de tudo, lutar para que todos tenham acesso a educação, saúde e moradia”, disse Beth, em postagem no Facebook na segunda-feira (11).

“É lutar para que as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, independentemente de religião, gênero, cor da pele, classe social. Direitos trabalhistas, que a direita tanto tenta destruir nos últimos tempos, são direitos humanos”, completou a deputada.

Para Beth, os direitos humanos estão sendo “ameaçados” pela presença de conservadores na comissão.

“Quando o PSDB escolhe Coronel Telhada como símbolo dos direitos humanos, fica fácil entender por que sua polícia age como agiu”, criticou o presidente do PT-SP, Emidio de Souza, à coluna “Painel”, do jornal “Folha de S. Paulo”.

Da Redação da Agência PT de Notícias