PT vai realizar PED Extraordinário em 2015

Processo de Eleição Direta vai contemplar os municípios com Comissão Provisória constituída até 14 de abril de 2015

O Diretório Nacional do PT aprovou o regulamento do  Processo de Eleição Direta Extraordinário que acontecerá no próximo ano, o PEDex 2015, previsto para acontecer em 25 de outubro.

De acordo com a Secretaria Nacional de Organização do partido (Sorg), participarão do processo os municípios que contam com Comissão Provisória constituída até 14 de abril de 2015.

Os municípios que realizaram o PED 2013, mas que não preencheram todas as vagas do Diretório Municipal ou que não tenham cumprido a paridade ou as cotas de juventude e etnia, também poderão realizar o PEDEX para renovar o Diretório.

Segundo a Sorg, o objetivo  é ampliar a organização do PT em todo o Brasil, principalmente nos pequenos municípios, preparando o partido para as eleições de 2016.

“Na campanha de 2014, a presidenta Dilma Rousseff teve uma importante vitória nas cidades com menos de 40 mil eleitores, onde o PT possui maior dificuldade de organização”, afirma Florisvaldo Souza, titular da Secretaria Nacional de Organização.

“Aumentar a capilaridade do PT e eleger direções municipais com capacidade de dialogar com a realidade destas cidades será uma importante tarefa do Partido em 2015”, completou.

Segundo Souza, é necessário, desde já, realizar campanhas especificas de filiação para aumentar a participação dos negros, jovens e mulheres no PT,  realizar as plenárias para os novos filiados e filiadas e eleger Direções Municipais com grande articulação política e social e capazes de ampliar a inserção do PT na sociedade.

O Regulamento do PEDex 2015 foi aprovado pelo Diretório Nacional do PT no sábado (29), em Fortaleza, e pode ser acessado no site do PT Nacional.

Da Redação da Agência PT de Notícias