PUC de SP debate futuro das relações internacionais

Atividade marca o lançamento do livro da Conferência Nacional “2003-2013: Uma Nova Política Externa”

Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidenta da República, e referências acadêmicas na área de Relações Internacionais, como Deisy Ventura, Gilberto Maringoni, Reginaldo Nasser e Sebastião Velasco e Cruz, participarão do debate “Política Externa Brasileira nas eleições presidenciais de 2014: caminhos possíveis”, promovido pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) na próxima sexta-feira (17/10) às 18h30, na PUC-SP (Campus Perdizes).

A proposta é realizar uma conversa sobre os projetos e perspectivas para a política externa brasileira dos candidatos que disputarão o segundo turno das eleições neste mês de outubro. Como entender estas visões opostas de política externa? O que elas significam para o desenvolvimento do Brasil? O que poderá decorrer da aplicação de uma ou outra? Quais os caminhos possíveis?

A atividade marca o lançamento do livro da Conferência Nacional “2003-2013: Uma Nova Política Externa”, organizado pelo GR-RI em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), que compila as análises e trocas de ideias realizadas em julho/2013 durante seus quatro dias de atividade.

Ao longo da Conferência, no ano passado, foram analisados, debatidos e desenvolvidos diversos aspectos da política externa denominada ‘Ativa e Altiva’, pensada e executada pela tríade Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia e Samuel Pinheiro Guimarães. Guiada pela busca de maior autonomia e protagonismo no plano internacional, com ênfase nas relações multilaterais e prioridade para a integração regional sul-americana, esta política perpassou os 12 anos dos governos Lula e Dilma. Agora, às vésperas do pleito presidencial, ela é contraposta por um projeto que, dentre outros, prioriza as boas relações com os Estados Unidos e Europa em detrimento da autonomia nacional. Estas e muitas outras questões serão discutidas na próxima sexta-feira (17), venha debater conosco!

Acesse aqui a página desta atividade no Facebook e confirme sua presença.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast