Pujança do Nordeste em 2015 é confirmada pelo setor elétrico

Estudo conjunto ONS/EPE para revisão de projeções relativas a 2015-2019 mostra que região não foi afetada pela redução da carga no primeiro semestre e que média nacional de crescimento do indicador será de 3,6% em quatro anos

Confirmando dados oficiais da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram os estados do Ceará e Pernambuco como maiores responsáveis pela retomada do crescimento industrial no Brasil em maio, o setor elétrico acaba de comprovar o desempenho diferenciado da região Nordeste no ano de 2015.

Dados publicados hoje pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em boletim conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelam que a região apresentou a maior taxa de crescimento da carga elétrica (4,1%) nos primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2014.

“Este foi o único subsistema onde o setor industrial não apresentou decréscimo de consumo até maio”, afirma o estudo que promove uma segunda revisão das projeções do Sistema Interligado Nacional (SIN) para período 2015-2019.

O boletim também mostra que a região Sul foi a que manteve desempenho mais próximo ao bom resultado nordestino e manteve estável a sua carga de consumo. O consumo em queda motivou a redução da carga nacional do SIN em 1,3% no semestre em relação ao mesmo período de 2014.

Mas o estudo é otimista ao prever que a redução nacional da carga (em 1,8%) e do consumo total de energia (1,5%) previstos para 2015 será amplamente compensada com crescimento médio de 3,6% anuais da carga nos próximos quatro anos – um indicador da retomada da economia já a partir de 2016, como esperado pela equipe econômica.

“Espera-se que o consumo industrial no SIN nesse período observe taxa média de crescimento de 2,5% ao ano. As classes residencial e comercial devem registrar valores de aproximadamente 4,2% e 4,7%”, projeta o documento assinado pelas instituições governamentais.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast