Quixadá, a Cidade Universitária

Com as políticas sociais do governo Lula, o município se tornou referência em educação e espera o ex-presidente de braços abertos

Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

Considerada a maior cidade do sertão central do Ceará, Quixadá teve muitas mudanças positivas durante os governos do PT. Dentre elas, está a consolidação do município como “cidade universitária”, que conta com a implantação do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Localizado em um pontos turísticos mais visitados da cidade, na região do açude do Cedro, o campus foi criado como unidade acadêmica em setembro de 2006.

Hoje, a instituição possui 6 cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que possibilitam desenvolver um grande polo de TI, com condições de empregabilidade de alto valor agregado, segundo o prefeito Ilário Marques.

Em 2008, a cidade contava com uma refinaria de biodiesel, inaugurada por Lula em 2008 e que está temporariamente desativada, desde novembro de 2016, por conta do regime de sucateamento do governo atual. Além das universidades, a cidade também ganhou com as políticas sociais que beneficiaram o povo nordestino, em especial do semiárido. “As políticas sociais, na coincidência do mandato do presidente Lula e do meu como prefeito, fizeram muito por Quixadá”, afirma o prefeito.

Chegada de Lula no Ceará

Lula chega ao Ceará na terça-feira (28) e Quixadá será a primeira cidade a receber o ex-presidente. Segundo Ilário, a expectativa é grande desde quando foi anunciado o roteiro do projeto Lula Pelo Brasil. “Nós estamos com grande expectativa de acolher o nosso sempre presidente. Há uma grande motivação de mobilização da cidade, bem como na região, e esperamos levar o presidente Lula a um grande ato público em defesa da democracia”, diz.

Ilário Marques comemorando a vitórias nas eleições municipais de 2016

Os desmontes do governo golpista

Os desmantelamentos das políticas sociais e a castração de qualquer perspectiva de desenvolvimento mais justo para o semiárido e para o Nordeste se evidenciaram com o golpe. Para o prefeito, isso mostra que, mais do que um governo golpista, é um governo restaurador de uma velha ordem de injustiça e desigualdade. “Nós nos consideramos uma trincheira de resistência a esse desmonte e a essa política”, afirma.

Mesmo com todas as tentativas de retiradas de direitos conquistados nos últimos 13 anos dos governos do PT, o povo segue na luta para manter os avanços. “Os movimentos sociais estão muito ativos, com forte participação. Inclusive, nós estamos realizando conferências, mesmo sem ter convocação de conferência nacional, para defender o SUS, a política da agricultura familiar e a geração de emprego e renda, porque esse é o governo do desmonte, da restauração autoritária, da politicagem, é um governo que está provocando o maior retrocesso na história política, econômica e social do país”, conclui o prefeito.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Letícia Viola da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast