Racismo e exclusão são tema de livro

A constatação de que a população negra do início do século XX sofreu exclusão do mercado de trabalho na cidade de São Paulo é o resultado de quatro anos de pesquisa que agora foi transformada em livro

Um estudo realizado pelo historiador e militante do PT contra a discriminação racial, Ramatis Jacino, sugere uma profunda reflexão sobre a exclusão sofrida por negros no mercado de trabalho em São Paulo (SP).

Jacinto usou como material para o trabalho mais de 50 mil boletins de ocorrências emitidos entre 1912 e 1920, além de jornais, processos e outros documentos do período, encontrados no Arquivo do Estado de São Paulo.

“Com o final do período escravista, todos os documentos foram proibidos de apresentar a cor da pessoa e eu precisava desse tipo de material, e que além disso tivesse a profissão dessas pessoas. O único documento que ainda possui esses dados é o boletim de ocorrência policial, então foi onde pesquisei esses boletins para realizar meu trabalho” explicou.

De acordo com o autor, o livro procura traçar um perfil da maneira de como se deu essa transição do trabalho escravo para o mercado de trabalho, do ponto de vista do comportamento das elites e do ponto de vista dos trabalhadores negros em especial.

“Historicamente houve uma série de fatores que impediram que os negros realizassem trabalhos valorizados socialmente e bem remunerados” comentou o autor.

Na busca por razões e mecanismos dessa exclusão, o petista constatou que houve uma opção por “branquear” o mercado de trabalho por parte das elites. “No final do século XIX houve um conjunto de elaborações acadêmicas, que afirmavam que o Brasil não iria evoluir tendo maioria de brancos e índios por isso houve a importação de imigrantes europeus” argumentou.

Transição e Exclusão – O livro “O negro no mercado de trabalho em São Paulo pós abolição – 1912/1920” foi lançado pela Nefertiti Editora como resultante do trabalho de doutorado de Ramatis Jacino na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da Universidade de São Paulo.

Por Janary Damascena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast