Recadastramento biométrico de eleitores está chegando ao fim

Para garantir um sistema de votação democrático e mais seguro, a Justiça Eleitoral brasileira tem desenvolvido novas tecnologias. A mais recente envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou…

Para garantir um sistema de votação democrático e mais seguro, a Justiça Eleitoral brasileira tem desenvolvido novas tecnologias. A mais recente envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, o cadastro das impressões digitais dos eleitores. O principal objetivo da biometria durante a votação é evitar que uma pessoa vote por outra, impossibilitando a fraude no procedimento de eleição, já que não existem impressões digitais iguais.
A medida realizada pela Justiça Eleitoral, está na terceira etapa que tem prazo para encerrar entre o final de fevereiro e início de abril, dependendo do município. Nas cidades onde está ocorrendo a biometria, a pessoa que não for recadastrada será impedida de votar nas eleições de 2014, quando serão escolhidos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República.
De acordo com o secretário Geral Nacional do PT, Geraldo Magela, é importante realizar o recadastramento, por isso o petista convoca os eleitores a colaborar com a Justiça Eleitoral. “Assim será possível ter mais controle do processo eleitoral. Por tanto, eu quero chamar a todos aqueles que ainda não se identificaram biometricamente, que o façam rapidamente. Aqueles que já fizeram ajudem os amigos, familiares que ainda precisam se recadastrar. Quem ganha com isso é a sociedade” afirmou.
No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, aquele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade

PT Cast