Reeleição mantém tradição de boas gestões petistas no Acre

Marcus Alexandre exalta legado do PT tanto na capital quanto no estado do Acre: “Marcamos pela proximidade e o diálogo com a população”, afirma

Foto: Gleilson Miranda/Secom

A reeleição de Marcus Alexandre (PT) em Rio Branco (AC) mantém uma tradição petista de governos bem avaliados pela população e que trouxeram desenvolvimento social profundo tanto aos moradores da capital e também de todo estado do Acre, avalia o prefeito reeleito no primeiro turno.

Em 1993, Jorge Viana, atual senador pelo PT, foi o primeiro petista a chegar à prefeitura da capital. Sua gestão construiu o primeiro terminal de ônibus da cidade e inaugurou uma administração voltada aos interesses dos bairros mais humildes. Em 1998 e 2002, ele foi eleito e reeleito governador do Acre.

“No governo do estado, Jorge Viana enfrentou os desafios da infraestrutura, da mobilidade e fez com que as instituições funcionassem”, analisa Marcus Alexandre. A revista norte-americana “Time” o considerou como uma das lideranças promissoras da América Latina para o terceiro milênio.

Em 2005, foi a vez de Raimundo Angelim assumir a prefeitura da cidade nortista. Ele implantou e atualizou o plano diretor, o plano de mobilidade e o zoneamento. Além disso, investiu de formas sem precedente na educação pública.

Quando Angelim entrou na prefeitura da cidade, por exemplo, havia nove mil crianças em sala de aula. Ele entregou oito anos depois com 19 mil crianças matriculadas. Hoje são 24 mil.

Ao mesmo tempo, o governador Tião Viana, eleito em 2010 e reeleito quatro anos depois, criou condições de trazer desenvolvimento social à capital.

“A cada tempo as gestões foram enfrentado os desafios e a população foi entendendo os momentos que vivíamos. Nós nos marcamos pela proximidade e o diálogo com a população”, diz Marcus Alexandre.

Educação

O prefeito reeleito garante que a educação municipal continuará a ser a prioridade mais importante de seu próxima gestão. No primeiro mandato, uma série de ações públicas dobrou o número de vagas para as crianças de até cinco anos e transformou o ensino em um dos melhores entre as capitais brasileiras.

“Vamos universalizar a pré-escola e abrir mais 50% de vagas de novas creches”, afirma.

As suas ações fizeram com que Rio Branco fosse considerada a quarta melhor capital do Brasil pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os índices conquistados eram esperados apenas para 2021.

Mesmo assim, o prefeito garante que os investimentos não vão parar. “Vamos focar nas escolas que não apresentaram o crescimento esperado pelo Ideb”.

Saúde e mobilidade

O prefeito modernizou o acolhimento da população nas unidades de saúde. O próximo passo é implantar o prontuário eletrônico para dar mais celeridade no atendimento e uma maior inteligência de contato entre as unidades.

Na mobilidade urbana, os avanços foram significativos. Quando chegou à prefeitura, em 2013, a cidade tinha apenas um terminal urbano. Hoje são seis terminais que interligam toda cidade em linhas expressas.

Além disso, 100% da frota é dotada por GPS. “Nós monitoramos em tempo real todos os ônibus da cidade”, explica.

Ele destacou que tantos avanços foram frutos de diálogo permanente com a sociedade. Na mobilidade urbana, por exemplo, houve a criação de linhas para atender as universidades em horários determinados pelos diretórios estudantis. A implantação do orçamento participativo resultou em outros avanços, das áreas mais afastadas ao centro.

“Nós voltamos o olhar para os bairros mais pobres e tivemos um olhar social”, finaliza.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast