Reforma da Previdência é rejeitada por 93%, diz pesquisa

Segundo pesquisa realizada em abril pela CUT/Vox Populi, 65% dos brasileiros avaliam negativamente o desempenho do golpista Michel Temer

Lula Marques/Agência PT

Michel Temer não mede esforços nem recursos públicos para aprovar a sua reforma

A proposta de reforma da Previdência, do governo golpista de Michel Temer (PMDB), desagrada cada vez mais aos brasileiros. Segundo pesquisa da CUT/Vox Populi divulgada nesta quarta-feira (12), a aprovação de Temer como presidente é apenas de 5% e cai na mesma velocidade em que aumenta o número de brasileiros contrários à reforma da Previdência (93%) e à terceirização irrestrita (80%).

Segundo o levantamento, 65% dos brasileiros avaliam negativamente o desempenho de Temer como presidente. Com o passar dos meses e da retirada de direitos, os números só aumentaram. Em dezembro de 2016, a reprovação era de 55% dos brasileiros.

No Nordeste, o desempenho de Temer não é diferente e continua afundando: 78% negativo contra 4% positivo. No Sudeste, a reprovação é de 59%; no Sul, de 62%, e no Centro-Oeste/Norte, de 57%.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, a piora da avaliação do desempenho de Temer como presidente em todas as regiões do País, em especial no Sudeste, região que teve mais apoiadores do golpe de Estado, demonstra que a população percebeu que o golpe foi contra a classe trabalhadora.

“Até agora, nenhuma medida do Temer visou crescimento econômico, geração de emprego e renda ou combate à fome e a miséria. Ele só propõe desmonte: da aposentadoria, da CLT, dos direitos trabalhistas e venda do patrimônio público”, argumenta Vagner.

Para o dirigente, Temer perdeu o debate na sociedade e, agora, tudo que faz só contribui para fortalecer a mobilização para a greve geral de 28 de abril.

Desmonte da aposentadoria e terceirização

As medidas de desmonte da aposentadoria, 65 anos de idade mínima e 25 anos de contribuição, são reprovadas por 93% dos brasileiros ouvidos em todos os Estados e no Distrito Federal.

Outras medidas de Temer que foram fortemente criticadas pela população foram o congelamento dos gastos públicos, em especial de saúde e educação nos próximos 20 anos, reprovadas por 83% dos entrevistados; e a aprovação da ampliação da terceirização para todos os setores da economia, reprovada por 80% dos brasileiros.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada entre os dias 6 e 10 de abril. Foram ouvidas 2 mil pessoas com mais de 16 anos em 118 municípios de áreas urbanas e rurais de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior.

Veja a íntegra da pesquisa aqui.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Rede Brasil Atual 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast