Rui Falcão se reúne com bancada petista para discutir reforma ministerial

A agenda da semana no Congresso Nacional também foi tratada na reunião, que contou com a presença do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniram com a bancada do partido no Senado nesta segunda-feira (28). Na pauta, a agenda da semana no Congresso Nacional e as reformas ministerial e administrativa que o governo federal vai anunciar nos próximos dias.

Falcão e Berzoini analisaram a conjuntura política atual e trocaram ideias com os parlamentares sobre as arrumações políticas no primeiro escalão do Executivo com a reforma ministerial.

“Todos esses aspectos que vêm sendo tratados nos últimos dias foram abordados: a negociação com o PMDB, as mudanças de posições do PT dentro da Esplanada, com a perda de alguns espaços, tudo isso foi discutido”, explicou o senador e líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que coordenou a reunião.

Para Humberto, o partido compreenderá o novo contexto ministerial. “Obviamente, na política, nós não só queremos preservar espaços como ampliá-los. Mas acredito que o PT entenderá que, num novo contexto ministerial, será preciso ter um primeiro escalão mais representativo da base de sustentação no Congresso e que garanta a governabilidade”, ressaltou, ao fim do encontro.

Na reunião, também foram definidas estratégias para o avanço dos projetos de interesse do governo e do partido no Senado e pela manutenção dos vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff a propostas da chamada “pauta-bomba”, que serão apreciados em sessão do Congresso na próxima quarta-feira (30).

Na madrugada da última quarta-feira (23), o Congresso manteve 26 vetos da presidenta Dilma. Outros seis que estavam na pauta, incluindo o veto ao reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário, serão examinados esta semana.

De acordo com Humberto, o debate entre os senadores, o ministro e o presidente do PT serviu para colaborar com o caminho da pauta do Legislativo e com a reforma ministerial.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast