Reforma Política na pauta das manifestações de 13 de março

Reforma política é uma das principais pautas das manifestações populares e progressistas

Na sexta-feira (13), o Partido dos Trabalhadores (PT) vai se somar às manifestações convocadas em todo o território nacional pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em defesa da democracia.

A vice-presidenta do Partido dos Trabalhadores e coordenadora nacional da Campanha pela Reforma Política, Gleide Andrade, afirmou estar entusiasmada com as manifestações, quando as ruas das cidades dos 27 estados estarão tomadas por centenas de entidades e milhares de pessoas em defesa da democracia.

“Não é uma manifestação em defesa do PT, mas da democracia, o que sobrepõe a qualquer partido político”, enfatiza Gleide.

Uma das principais reivindicações dos grupos participantes é a convocação de uma constituinte soberana da reforma política.

De acordo com Gleide, o antídoto contra a corrupção é o fim do financiamento empresarial de campanhas. Segundo ela, determinadas empresas estão sempre à procura de pessoas que defendam seus interesses no Congresso Nacional.

Por isso, ela entende que não há como combater a corrupção com as empresas interferindo no voto do cidadão.

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, formada por mais de 100 entidades, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CUT e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é autora do Projeto de Lei 6316/13, debatido no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, no dia 25 de fevereiro.

“Nós e todas as forças democráticas do país apoiamos o fim do financiamento empresarial de campanha política”, afirma a petista.

NA internet, há milhares de manifestações de internautas em favor da reforma política no País. Nesta semana, um vídeo protagonizado pelo vocalista da banda de rock Detonautas, Tico Santa Cruz, virou um tremendo sucesso nas redes.

Nele, o roqueiro afirma que partidarizar as discussões é “burrice”.

“Ao invés de as pessoas pedirem o impeachment, elas deveriam pedir a reforma política”, afirmou.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias