Governantes e Parlamentares

Elmano de Freitas foi eleito governador pelo PT no Ceará nas eleições de 2022. A vice-governadora é Jade Romero (MDB).

Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.

Elmano de Freitas se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 68.594 votos.

Fátima Bezerra

Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra foi reeleita governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de 2022

Pedagoga formada pela UFRN, se educadora da rede pública estadual e municipal de Natal. Foi dirigente sindical do maior sindicato do RN e um dos maiores do Nordeste, onde exerceu vários cargos, inclusive o de Coordenação Geral. Acredita que a sua atuação à frente das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação nas décadas de 1980 e 1990 a credenciou a vencer a eleição de 1994, para deputada estadual. Foi reeleita em 1998 com expressiva votação.

Em 2002, com 163 mil votos, foi a parlamentar mais votada e se tornou a primeira deputada federal do campo popular da história do RN, sendo reeleita em 2006 e 2010. Foi senadora pelo PT-RN eleita em 2010.

Em 2018, de novo ancorada em uma história de vida militante e de atuação parlamentar vitoriosa, venceu pela primeira vez a disputa pelo governo estadual, sendo reeleita em 2022.

Jerônimo Rodrigues é o governador da Bahia pelo PT.

Engenheiro agrônomo e professor universitário, entre 2007 e 2022 ele foi assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretário de Desenvolvimento Rural e secretário da Educação da Bahia, tendo passado um período como secretário nacional do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no governo Dilma Rousseff.

O seu vice-governador é Geraldo Jr. (MDB)

Rafael Fonteles é o governador eleito pelo PT no Piauí. Seu vice é Themístocles Filho (MDB).

Rafael Fonteles tem 37 anos, nasceu em Teresina e está envolvido com a política desde berço: ele é filho do ex-deputado estadual e federal por dois mandatos Nazareno Fonteles. Filiado ao PT desde os 16 anos, sempre acompanhou os passos do pai, um dos fundadores do partido no Piauí. Começou a dar aulas aos 14 anos, quando ensinava seus amigos de graça. Aos 17, foi contratado como professor pelo Instituto Dom Barreto. Aos 18, abriu seu próprio cursinho pré-vestibular.

Primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Rafael concluiu o curso de Matemática em apenas dois anos (normalmente são quatro) e com nota máxima em todas as disciplinas. Fez mestrado em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), também com desempenho máximo e na metade do tempo.

Com apenas 29 anos, foi convidado pelo então governador Wellington Dias para ser Secretário de Fazenda do Piauí. Quando muitos estados brasileiros quebraram em meio à crise, o governo petista manteve o Piauí equilibrado, com as contas em dia — um dos poucos Estados sem dívidas com a União, o que ampliou sua capacidade de investimento.

À frente da Fazenda estadual, Rafael coordenou o Pro-Piauí, programa de desenvolvimento com obras e ações nas mais diversas áreas em todos os 224 municípios. Ele foi eleito duas vezes presidente do Comsefaz, comitê que reúne secretários de fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, e deixou o cargo para disputar o governo do Estado.

A senadora da República é fundadora do PT e militante sindical desde 1978. Formou-se em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa, onde descobriu o movimento estudantil em plena ditadura militar. Foi presidente da CUT, do Sindicato dos Bancários e secretária de Estado da Administração do Piauí.

PT Cast