Governantes e Parlamentares

Líder da Bancada do PT no Senado

Beto Faro

Pará

Agricultor familiar e filiado ao PT desde 1987, Beto Faro acumulou larga experiência na militância sindical. Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-PA) e a Central Única dos Trabalhadores do Pará.

Destacou-se na luta pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e de outras políticas públicas para a população rural.

Elegeu-se deputado federal em 2006, mas chegou a assumir o mandato no final da legislatura anterior, em janeiro de 2007, quando ainda era suplente.

Na Câmara dos Deputados, foi vice-líder do PT e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em 2010, foi o mais votado entre os candidatos do PT, alcançando a reeleição com 169.504 votos.

No governo Lula, ocupou o cargo de Superintendente Regional do INCRA no Pará entre 2003 e 2004. Iniciou a nova legislatura como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, além de ser novamente vice-líder da bancada petista.

Reeleito deputado federal em 2015 e em 2018. Nas eleições de 2022 ele se candidatou ao Senado tendo sido eleito e inicia em 2023 um mandato de oito anos como senador pelo PT do Pará.

Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito com quase 70% dos votos dos eleitores cearenses, assumiu o Ministério da Educação no terceiro mandado do presidente Lula, iniciado em 1º de janeiro de 2023.

Camilo Santana nasceu em Crato, na região do Cariri e se formou em agronomia na Universidade Federal do Ceará. Tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição.

Iniciou a luta política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Servidor público federal concursado, Camilo ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará.

Em 2006 assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Foi eleito deputado estadual em 2010, tendo sido o mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.

Nas eleições de 2014 foi escolhido pelo PT para disputar o governo do Ceará e foi eleito com 53,35% dos votos. Em 2018, diante da grande aprovação popular de sua gestão, que promoveu a inclusão social e a redução da desigualdade social no estado, ele foi reeleito no primeiro turno com quase 80% dos votos.

Durante os oito anos de governo petista no Ceará, a educação pública, que há décadas já se destaca como uma das melhores do país, continuou sendo uma prioridade através da implementação de novos programas e ações, como a universalização do tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Camilo Santana foi eleito senador pelo PT do Ceará nas eleições de 2022. Convidado pelo presidente Lula para assumir o cargo de ministro da Educação, ele está licenciado do mandato no Senado.

Fabiano Contarato

Espírito Santo

Fabiano Contarato foi escolhido no dia 18 de janeiro como o novo líder da bancada do PT no Senado.

Fabiano Contarato nasceu em Nova Venécia, cidade do interior do Espírito Santo, em 20 de junho de 1966. Contarato é o caçula de seis filhos. Atualmente, é casado com Rodrigo Grobério e pai do Gabriel e da Mariana.

Em 1992, passou em primeiro lugar no concurso para delegado da Polícia Civil. Desempenhou a função de delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito por mais de dez anos. Depois, assumiu a direção-geral do Detran-ES. Também foi nomeado corregedor-geral do estado na Secretaria de Controle e Transparência.

O trabalho junto às vítimas de trânsito e suas famílias resultou, no âmbito estadual, por sugestão de Contarato, na Lei 9.689/2011. De acordo com a legislação, anualmente, no primeiro domingo de agosto é comemorado o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito.

Todo ano também é celebrada a missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, no Convento da Penha, em Vila Velha.

Formado pela Universidade de Vila Velha, também desempenha a função de professor de Direito na instituição. Contarato também é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 2018, Fabiano Contarato foi eleito senador pelo estado do Espírito Santo com 1.117.036 votos pelo partido Rede Sustentabilidade. Os compromissos assumidos na campanha foram a luta contra a corrupção, o fim da impunidade, a preservação de vidas no trânsito, a inclusão social e a luta contra toda forma de discriminação.

Já no Senado Federal, Contarato foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e atualmente é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. O parlamentar também teve uma atuação de destaque na CPI da Covid.

Ele se filiou ao PT em janeiro de 2022.

 

Humberto Costa

Pernambuco

Nascido em Campinas (SP), Humberto Sérgio Costa Lima mudou-se com a família aos seis anos de idade para Recife (PE). Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, após tornar-se médico, formou-se no Jornalismo.

Neste período de vida estudantil, o País vivia sob a ditadura militar, e Humberto mudou-se definitivamente da política, atuando no movimento que criou o Partido dos Trabalhadores em Pernambuco.

Em 1990, elegeu-se deputado estadual e destacou-se por ter criado e presidido a Comissão de Direitos Humanos, além de dirigir a Comissão de Saúde. Quatro anos depois, elegeu-se deputado federal, sendo reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos mais influentes do Congresso Nacional.

Em 1998, ele conseguiu uma cadeira no Senado Federal, sem sucesso. Dois anos depois, obteve o maior número de votos já realizados por um vereador em Recife: 27.815 votos.

Convocado pelo então prefeito eleito do Recife, João Paulo (PT), no início de 2001, para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, Humberto Costa criou programas como a Academia da Cidade, o SAMU, o Saúde Ambiental, Volta para Casa. Ainda ampliou outros, como o Saúde da Família. Todo esse trabalho mudou para sempre o perfil da assistência médica na capital pernambucana.

As realizações de Humberto, como é chamado pelos colegas parlamentares, chamaram a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o chamou a assumir o Ministério da Saúde no início de seu primeiro governo.

No Ministério, Humberto implantou programas como o Brasil Sorridente, a Farmácia Popular e o SAMU, levando o programa pernambucano para todo o Brasil.

Atingido injustamente por denúncias no período pré-eleitoral – que mais tarde foram esclarecidas, com a absolvição unânime dos 14 desembargadores do Tribunal Regional Federal de Pernambuco – Humberto Costa não foi eleito para o governo do estado em 2006.

Com a disputa definida no segundo turno, trabalhou para transferir mais de 1 milhão de votos que recebeu no primeiro turno para o candidato vencedor – Eduardo Campos (PSB), de quem viria a ser o secretário das Cidades. No posto, criou a CNH Popular, que fornece gratuitamente carteiras de habilitação à população de baixa renda, e o Minha Casa Minha Vida, que, até o final de 2010, entregou mais de 20 mil novas moradias aos pernambucanos.

Além disso, o petista liderou o premiado programa Academia das Cidades para todo o estado.

Ainda em 2010, candidatou-se ao Senado, em indicação aprovada por consenso no PT, e foi eleito o primeiro senador pela legenda por Pernambuco, com 38,8% dos votos válidos. Humberto Costa assumiu o mandato em fevereiro de 2011, já à frente da liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado – indicação de consenso da bancada.

Em 2011, foi eleito o 13º parlamentar mais influente do Congresso Nacional e o mais influente de Pernambuco. Também recebeu o prêmio Congresso em Foco pela atuação na área da Saúde.

Em 2012, ele deixou a liderança e assumiu outras funções na Casa. O maior destaque foi a relatoria do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que culminou na cassação do mandato de Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). Entre os projetos apresentados por Humberto no Senado, destacam-se o de combate à pirataria de remédios e a criação da Lei de Responsabilidade Sanitária, que pretende garantir maior qualidade no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também em 2012, foi indicado pelo PT para disputar a prefeitura de Recife, mas não foi eleito.

Reeleito senador pelo PT Pernambuco em 2018.

No Diretório Nacional do PT é um dos vice-presidentes nacionais, tendo sido suspenso ao cargo em 13 de fevereiro de 2023, em substituição a Márcio Macedo (PT-SE), nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Jacques Wagner foi governador da Bahia de 2007 a 2014 e Ministro-Chefe da Casa Civil de 2015 a 2016. Nas eleições de 2018, foi eleito senador pela Bahia.

É o líder do governo no Senado Federal.

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro, em 1951, mas construiu sua carreira política em Salvador. Foi do diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ, mas em razão de sua militância política teve que abandonar o curso durante o regime militar. Em 2018 recebeu 35,7% dos votos e afirmou que atuará no combate às desigualdades e por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Foi diretor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica da Bahia e um dos fundadores do PT e da CUT no estado, em 1980. De 1990 a 1998, foi deputado federal. No primeiro governo do ex-presidente Lula, foi nomeado ministro do Trabalho. Em 2005, assumiu o cargo de ministro das Relações Institucionais. Wagner foi eleito governador da Bahia em 2006, reelegendo-se para mais quatro anos no pleito seguinte. Em 2015, no segundo de governo Dilma Rousseff, foi ministro da Defesa e da Casa Civil. Deixou o governo no início de 2016, quando a presidente foi afastada do cargo por impeachment.

Paulo Paim

Rio Grande do Sul

Paulo Paim nasceu em Caxias do Sul (RS) em 1950 e começou a trabalhar aos oito anos de idade, amassando barro em uma fábrica de vasos. Aos 12, conquistou uma vaga no Senai, onde começou sua paixão pelo ensino técnico profissionalizante. Também no Senai, iniciou sua vida como metalúrgico profissional e líder sindical.

Na década de 80, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, da Central Estadual de Trabalhadores, Secretário Geral e Vice-Presidente da CUT Nacional. Liderou a caminhada de Canoas a Porto Alegre em que eram exigidos emprego, liberdade, igualdade, justiça e o fim da ditadura.

Em sua vida de militância, passou por experiências marcantes como a representação do Congresso Nacional na África do Sul, exigindo a libertação de Nelson Mandela. Também esteve em missão de paz na Nicarágua, em plena guerra, e no Uruguai, exigindo a liberdade de Universindo Diaz e Lilian Celiberti, que foram sequestrados pela repressão no Brasil.

A luta da Assembleia Nacional Constituinte foi um dos marcos de sua história. Foi deputado federal por quatro mandatos e, em 2003, assumiu a vaga de senador. Parlamentar destacado por sua defesa de aposentados, pensionistas e minorias, atuou como vice-presidente da Casa por dois anos e, no biênio 2007/2008, assumiu a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Figura até hoje na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), como o único parlamentar na Câmara e no Senado a receber o prêmio os “Cem Cabeças do Congresso” em todos os anos.

No Senado, Paim abriu as portas para a participação popular. Realizou centenas de debates e audiências públicas para tratar de temas de interesse da população.

É autor de diversas Leis, entre elas o Estatuto do Idoso (10.741/03) e Estatuto da Igualdade Racial. É autor também do Estatuto da Pessoa com Deficiência, do Estatuto do Motorista Profissional, da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, do Fundep (Fundo do Ensino Profissionalizante), do fim do voto secreto nas votações do Congresso Nacional, do Fundo de Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas, fim da violência contra professores e paz nas escolas, do fundo do Pré-Sal que estabelece que recursos sejam destinados para a Previdência, da recuperação do valor do salário mínimo, da recuperação nos proventos de aposentados e pensionistas e do fim do fator previdenciário.

Rogério Carvalho Santos nasceu em Aracaju, em 1968, e foi criado em Lagarto (SE). É médico com residência em medicina preventiva e social. Fez especialização em gestão hospitalar e mestrado e doutorado em saúde coletiva na Unicamp (SP).  Recebeu 16,42% dos votos válidos. Pretende defender a ampliação e a exploração do pré-sal como alternativa para o desenvolvimento econômico do seu estado. A geração de emprego e o desenvolvimento econômico serão algumas das suas prioridades.

Começou sua atuação no movimento estudantil, na Universidade Federal de Sergipe. Entre 2001 e 2006, ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju. Foi eleito deputado estadual em 2006. Em seguida, assumiu a Secretaria de Saúde de Sergipe, ocupando o cargo até se eleger deputado federal em 2010, quando se tornou o deputado mais votado da história do estado até aquele momento.

Rogério Carvalho foi eleito senador por Aracaju nas eleições de 2018.

Teresa Leitão

Pernambuco

Teresa Leitão foi eleita senadora por Pernambuco nas eleições de 2022. É a primeira mulher da história a representar o estado de Pernambuco no Senado Federal.

Maria Teresa Leitão de Melo é professora, pedagoga, sindicalista e política brasileira. Filiada ao PT desde 2000, foi eleita em 2002 à Assembleia Legislativa de Pernambuco com 23 mil votos. Sendo reeleita em 2006 com 37 mil votos, 2010 com 39 mil, 2014 com 38 mil e em 2018 com 31 mil votos. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Educação e Cultura da casa.

No PT ela é também a coordenadora do Setorial Nacional de Educação.

Wellington Dias, ex-governador do Piauí e senador eleito este ano, nomeado como ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome do terceiro Governo Lula iniciado a partir de 1º de janeiro de 2023. Ele está licenciado do mandato de senador.

Natural do município piauiense de Oeiras, José Wellington Barroso de Araújo Dias ou simplesmente Wellington Dias, tem uma trajetória política invejável, tendo governado o estado por quatro vezes (2003-2010 e 2015-2022), além de também ter sido senador, de 2011 a 2014.

Ele iniciou a sua carreira política em 1992, quando se elegeu vereador da capital Teresina. Em 1994 foi eleito deputado estadual e também presidente do diretório regional do PT (1995-1997). Nas eleições de 1998 foi eleito o primeiro deputado federal pelo PT no Piauí.

Fenômeno das urnas, as gestões do senador eleito fizeram o Piauí avançar em todos os indicadores econômicos e sociais.

Mesmo o resumo surpreende: o PIB do Estado passou a crescer acima do Nordeste e do Brasil, a internet é a 2ª mais veloz do Brasil, todos os municípios passaram ser interligados por asfalto, é campeão em vacinação contra a Covid-19, o salário de professores é superior ao piso nacional e tem o ciclo completo da educação, inclusive superior, em todos os 224 municípios.

Agora, Wellington Dias terá um novo desafio, como titular do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelas mais importantes ações sociais do governo.

Entre elas o carro-chefe, o Programa Bolsa Família que tem como missão principal tirar mais de 30 milhões de famílias brasileiras do mapa da fome, ao qual o país retornou de maneira vergonhosa perante os olhos do mundo, através da irresponsabilidade, falta de sensibilidade e de uma premeditada desconstrução social do governo Bolsonaro.

PT Cast