Representatividade: PT elege 31 deputadas nas Eleições 2018

As parlamentares vão assumir o mandato de quatro anos em 1º de fevereiro de 2019

Tatiana Reis

Anne Karolyne, Benedita da Silva e Maria do Rosário no encerramento do projeto Elas por Elas, em Brasília

As mulheres estarão muito bem representadas pelas parlamentares petistas. Os eleitores e eleitoras escolheram neste domingo (07), em todo o Brasil, 31 deputadas do Partido dos Trabalhadores para os representarem na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas.

Nos estados, 21 candidatas do PT foram eleitas na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Para o cargo de deputada federal, 10 assentos da Câmara dos Deputadas serão ocupados por mulheres petistas, eleitas pelos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi a mulher mais votada no Paraná, com 212.513 mil votos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, celebrou o resultado e ressaltou o compromisso das deputadas eleitas com os direitos das mulheres.

“Sem dúvida, as mulheres estarão muito bem representadas pelas nossas parlamentares. Todas são comprometidas com a pauta feminista e certamente contribuirão muito para que avancemos em nossos direitos.”

Anne também destaca que as brasileiras e os brasileiros escolheram nas urnas dizerem sim à democracia, levando Fernando Haddad para o segundo turno da eleição presidencial.

“Conseguimos essa importante vitória de chegar ao segundo turno, com certeza nós devemos muito desse resultado à mobilização das mulheres. Agora temos outra eleição pela frente, e eu tenho certeza que a esperança vai vencer o ódio para que sejamos felizes de novo.”

A eleição das parlamentares se deu no contexto do projeto Elas por Elas, executado neste ano pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais da sigla. A iniciativa ofereceu formação e suporte para que as candidatas pudessem participar das eleições com condições reais de disputa.

Conheça as deputadas estaduais do PT

Bahia: Fatima Nunes, Neusa Cadore e Maria Del Carmem

Distrito Federal: Arlete Sampaio

Espírito Santo: Iriny Lopes

Goiás: Delegada Adriana Accorsi

Minas Gerais: Leninha, Beatriz Cerqueira e Marilia Campos

Pará: Dilvanda

Paraná: Luciana Rafagnin

Pernambuco: Dulcicleide Amorim e Teresa Leitão

Piauí: Flora Izabel

Rio de Janeiro: Zeidan

Rio Grande do Norte: Isolda Dantas

Rio Grande do Sul: Sofia Cavedon

Santa Catarina: Luciane Carminatti

São Paulo: Professora Bebel e Marcia Lia

Tocantis: Amalia Santana

Conheça as deputadas federais do PT

Ceará: Luizianne Lins

Distrito Federal: Erika Kokay

Mato Grosso: Profa Rosa Neide

Minas Gerais: Margarida Salomão

Paraná: Gleisi Hoffmann

Pernambuco: Marilia Arraes

Piauí: Rejane Dias

Rio de Janeiro: Benedita da Silva

Rio Grande do Norte: Natalia Bonavides

Rio Grande do Sul: Maria do Rosário

Da Redação Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast