Respostas da Presidência e do BNDES à revista Época

Presidência da República e BNDES divulgam notas sobre reportagem da revista “Época”, publicada neste sábado (09). Nota da Presidência: A Política de Comercio Exterior do Governo da Presidenta Dilma Rousseff…

Presidência da República e BNDES divulgam notas sobre reportagem da revista “Época”, publicada neste sábado (09).

Nota da Presidência:
A Política de Comercio Exterior do Governo da Presidenta Dilma Rousseff sempre teve como estratégia expandir as exportações de produtos manufaturados e bens e serviços para os mercados da África e América Latina.

Esses mercados representam importantes parceiros comerciais do Brasil. Seguindo essa diretriz e com a total autonomia e sem nenhuma ingerência de qualquer instituição do governo, o CONFIG e a CAMEX tomam suas decisões.

Cabe ainda ressaltar que as doações feitas à campanha de 2014 não tem qualquer relação com as ações de governo.

Secretaria de Imprensa da Presidência da República

Nota do BNDES:
A operação de financiamento às exportações de bens e serviços brasileiros utilizados na barragem de Moamba Major, em Moçambique, obedeceu a todos os trâmites usuais do BNDES, sem qualquer excepcionalidade. Como de praxe, a análise obedeceu a critérios impessoais e técnicos, passando pelo crivo de dezenas de pessoas e órgãos colegiados.

Não fazem sentido as ilações da revista de que a concessão do crédito estivesse vinculada de alguma forma a doações de campanha. Também não tem fundamento a afirmação de que as condições do crédito teriam sido “camaradas”.

Os termos do empréstimo estão em linha com aquilo que é ofertado pelas instituições de crédito dos países que competem com o Brasil no mercado internacional. As informações sobre este e todos os financiamentos a exportações de bens e serviços brasileiros realizados pelo BNDES podem ser consultadas no site do Banco.

O BNDES lamenta que “Época” tenha, mais uma vez, publicado um texto parcial e enviesado, atacando o BNDES e a política de apoio a exportações do governo brasileiro.

PT Cast