Ressaca sem fim: tucanos requentam factoide contra Dilma

PSDB entra com nova ação e pede, outra vez, a cassação do mandato da presidenta

Em nova investida, o PSDB anunciou que irá protocolar, nesta quarta-feira (17), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais um pedido de cassação do novo mandato da presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT). A ação é semelhante a ingressada em 2 de outubro, dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais.

“É puro factoide. Uma verdadeira aventura jurídica”, classifica o coordenador jurídico da campanha do PT à Presidência, Flávio Caetano. Segundo ele, o PSDB apenas requentou outra Ação de Investigação Judicial Eleitoral, com o mesmo teor, que pedia a cassação do mandato de Dilma por abuso do poder econômico. A ação ainda não foi julgada.

Os tucanos correm contra o tempo porque na quinta-feira (18) a presidenta Dilma será diplomada no TSE. Segundo a assessoria do órgão, o pedido não irá influenciar a diplomação.

Entre outras coisas, os tucanos acusam a campanha do PT de utilizar os Correios para entregar material gráfico da campanha de Dilma. O caso, já elucidado pela empresa, teve grande repercussão durante a corrida eleitoral.

Na época, a campanha tucana acusou o PT de utilizar os Correios para enviar 4,8 milhões de folders, sem chancela, em cidades do interior paulista, e impedido o envio de correspondência da campanha do candidato derrotado, Aécio Neves, em Minas Gerais.

Contra as acusações, a empresa provou não haver qualquer irregularidade na entrega das correspondências eleitorais. Chegou ainda a ingressar com um processo contra o então candidato Aécio por difamação, por acusar os Correios de beneficiar a campanha petista.

Somente para as eleições deste ano, os Correios entregaram mais de sete milhões de materiais de campanha, sem chancela, com a devida autorização, em valores acima de R$ 1,2 milhão pelo serviço, contratado por mais de 20 partidos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

PT Cast