Retrospectiva 2015: Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo

Com o objetivo de ampliar a organização e a mobilização, entre outras questões, o PT-SP implementou diversas iniciativas ao longo do último ano

O ano de 2015 para o Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo representou a mobilização, organização, formação e lançamento de ações exitosas para a superação dos desafios colocados pela atual conjuntura

Neste sentido, diversas iniciativas foram colocadas em prática pelo PT Paulista, como o “Dia Mensal de Mobilização”, as Jornadas de Formação Política para Dirigentes (parceria com a Escola Nacional de Formação do PT), o “Fórum de Conjuntura Eleitoral”, os “Núcleos Virtuais”, transmissões ao vivo e atualizações diárias dos sites e redes sociais do Portal Linha Direta e Rádio LD.

O Partido dos Trabalhadores também atuou na organização de 140 etapas preparatórias ao V Congresso Nacional do PT, a organização do PT em diversas comissões provisórias, por meio do PEDEX, o “Agendão PTSP”, os encontros organizados pelas mulheres e jovens, além do envolvimento das secretarias e setoriais em debates do cotidiano.

“Em 2015 estabelecemos como prioridade a reorganização do PT Paulista, ao resgatar as iniciativas de organização e mobilização que nos guiaram nesses 35 anos de existência”, avalia o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, que projeta: “2016 será de intensa luta política e muito trabalho com o objetivo de sairmos ainda mais fortes e com bons resultados nas eleições municipais”, completa.

Vale destacar ainda a reaproximação com os movimentos sociais, principalmente nos debates e participação dos militantes e dirigentes nas mobilizações Em Defesa da Democracia, Contra o Golpe e por uma Nova Política Econômica, que reuniram milhares de pessoas, além do apoio da direção estadual e da juventude do PT Paulista nas ocupações das escolas contra a desorganização do ensino promovida pelo governo do PSDB.

Outra ação merecedora de menção é o trabalho conjunto e entrosado com as bancadas do partido na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Confira a seguir um breve resumo das ações do PT Paulista em 2015:

Etapas preparatórias ao 5º Congresso Nacional do PT – Três meses de mobilização, aproximadamente 13 mil pessoas e 140 Etapas Livres. Este foi o saldo dos encontros preparatórios do Partido dos Trabalhadores no estado de São Paulo visando à segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT, realizada entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

Mesmo sem ser um encontro deliberativo, a Etapa Estadual do PT-SP, realizada nos dias 22 e 23 de maio, na Quadra dos Bancários de São Paulo, reuniu militantes, dirigentes partidários, prefeitos, prefeitas e vices, deputados e deputadas estaduais e federais, vereadores e vereadoras, coordenadores regionais e representantes de movimentos sociais.

O evento encerrou um ciclo de mobilização do PT no estado, que ao longo de 90 dias, priorizou o debate descentralizado na base do partido, por meio de encontros regionais, locais e temáticos.

Jornadas de Formação Política Para Dirigentes – Em parceria com a Escola Nacional de Formação do PT, a Secretaria de Formação Política percorreu durante os meses de novembro e dezembro, 12 cidades com a participação de 600 pessoas em todo o estado.

Os objetivos são a qualificação dos dirigentes para a atuação partidária e as eleições 2016; contribuir para qualificar a atuação política das direções, na defesa e afirmação do Projeto Estratégico do PT frente aos desafios conjunturais e de longo prazo no país; contribuir para a superação dos desafios políticos do partido visando fortalecer a organização partidária, ampliar e fortalecer a ação política junto à sociedade, junto aos movimentos sociais nos governos e parlamentos em cada cidade e estado; motivar os e as dirigentes do PT a continuarem a sua formação por meio dos instrumentos oferecidos pela ENFPT, FPA e SORG.

Confira a relação das Macros que participaram das atividades: Macros Capital/ ABC/ Guarulhos/ Osasco, na capital; Macros Sudoeste Paulista-Itapeva/ Bauru/ Assis-Marília-Ourinhos: na cidade de Piraju; Macros Baixada Santista/ ABC: na cidade de Cubatão; Macros São José do Rio Preto: na cidade anfitriã; Macros Ribeirão Preto: na cidade anfitriã; Macros Vale do Paraíba: na cidade de Taubaté; Macros Mogiana/ Campinas, na cidade de Mogi-Guaçu; Macros Alta Paulista/ Presidente Prudente, na cidade de Presidente Prudente; Macros Araçatuba/ Noroeste Paulista, na cidade de Nova Luzitânia; Macros Mantiqueira/ Campinas, na cidade de Jundiaí; Macros São José do Rio Preto/ Ribeirão Preto, na cidade de Olímpia; Macros Araçatuba/ Bauru, na cidade de Lins.

Também foram realizadas, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, aulas inaugurais abertas para o conjunto de filiados e filiadas do Curso de Formação Política e Extensão do Conhecimento em várias cidades do estado, além do Curso de Formação Política voltado para os coordenadores e coordenadoras de Macros, ambas as ações promovidas em agosto.

Mobilizações em Defesa da Democracia e Contra o Golpe – Ao lado dos movimentos sociais e entidades representativas da sociedade, o PT Paulista teve participação decisiva na organização e atuação com destaque para os atos realizados em março (cerca de 50 mil pessoas), agosto (60 mil pessoas) e dezembro (100 mil pessoas).

Fórum de Conjuntura Eleitoral – O Grupo de Trabalho Eleitoral Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo realizou, desde abril deste ano, 17 edições com a presença de cerca de mil pessoas.

O Fórum de Conjuntura Eleitoral inclui agenda permanente com a realização de encontros quinzenais, sempre na primeira (em parceria com o Projeto SP – parte integrante dos Estudos dos Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo) e terceira quartas-feiras de cada mês. O conjunto de filiados e filiadas, simpatizantes e público em geral são convidados a participarem dos debates temáticos.

Pré-Diagnóstico Eleitoral – Realização do mapeamento pré-eleitoral do estado analisa a atuação partidária e o quadro político nos municípios paulistas, por meio dos contatos com diretórios municipais e coordenadores/coordenadoras de Macros, na preparação para a disputa das eleições 2016.

A empreitada teve início no dia 12 de maio de 2015 e 460 cidades paulistas já responderam o questionário até o momento. Como forma de atualizar o cenário, a iniciativa prossegue no primeiro trimestre de 2016.

Encontro dos Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT do estado de SP – Como parte da programação da Etapa Estadual do 5º Congresso Nacional do PT, o objetivo da atividade realizada em maio foi debater a conjuntura política, o modo petista de governar e o pacto federativo.

Cerca de 40 representantes das prefeituras petistas no estado paulista, além do ministro da Saúde, Arthur Chioro, deputados e deputadas estaduais e federais, bem como dirigentes estaduais do PT-SP também estiveram na Conferência.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Assuntos Institucionais do PT-SP e pelo GTE PT-SP, o encontro contou com três mesas de debates: “Conjuntura Nacional e Estadual”; “Debate sobre os Desafios e Perspectivas dos Governos Petistas” e o “Pacto federativo e o Modo Petista de Governar.

Plenária Temática “Mulheres Petistas: Rosangela Rigo Presente” – Em maio, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP realizou na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos de São Paulo, em Caraguatatuba, a Plenária “Rosangela Rigo, presente! ”, como Etapa Temática “Mulheres Petistas” preparatória ao 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. A atividade homenageou a companheira Rosangela Rigo, que faleceu em acidente no carnaval deste ano, no interior da Bahia.

Em novembro, o PT Paulista promoveu o Encontro das Mulheres na Macro Noroeste Paulista, com a presença expressiva de militantes do partido.

Dia Mensal de Mobilização – A direção estadual do PT-SP realizou 306 atividades em 224 cidades, durante seis edições. O projeto teve início no dia 20 de junho de 2015 e término está previsto para fevereiro de 2017.

A empreitada contou com a participação dos 25 deputados e deputadas estaduais e federais, dirigentes nacionais e estaduais, das bases sociais do partido, vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas e vices, secretários e secretárias, coordenadores e coordenadoras de Macros, bem como militantes e lideranças da sociedade civil também integram a mobilização.

Todas as 20 Macrorregiões acolheram os encontros, desde os debates sobre pautas temáticas, além da construção e organização do partido, bem como a reaproximação com os movimentos sociais.

As agendas acontecem, originalmente, sempre no segundo sábado de cada mês.

Lançamento dos Núcleos Virtuais – Aprovado pela executiva estadual do PT-SP, o projeto “Núcleos Virtuais”, coordenado pela Secretaria de Organização, é uma inovação na comunicação e interatividade do conjunto de filiados, filiadas e simpatizantes, além de ser uma nova alternativa para a organização interna do partido, de forma que garanta canais de participação mais direta da militância.

Saiba como participar: 11 2103 1327 – SORG PT/SP

II Mesa de Diálogos – A atividade, coordenada pela secretaria de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, tem como objetivo debater o papel dos movimentos sociais e sua participação nas decisões que favoreçam a qualidade de vida da população.

Participaram das duas edições nomes como o ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, a presidente da Apeoesp Maria Izabel Noronha (Bebel), Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade, a deputada estadual Márcia Lia.

A I Mesa de Diálogos foi realizada em dezembro de 2014 e discutiu “A Esquerda depois das Eleições”. O debate reuniu militantes do PT e de movimentos sociais e, teve como debatedores os jornalistas Breno Altman, Laura Capriglione e o ex-candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, Gilberto Maringoni.

Agendão – Desde agosto de 2015, a iniciativa é permanente e o calendário compreende eventos como cursos, seminários, atividades de rua, ações com movimentos organizados da sociedade e de mandatos parlamentares, agendas dos prefeitos, prefeitas e vices, inaugurações promovidas pelos governos petistas, reuniões de diretórios municipais, dentre outras.

O objetivo é manter a militância informada sobre a agenda em todo o estado de São Paulo.

Para divulgar sua atividade, basta enviar para o email: [email protected] 

PT em Ação – Objetivo da iniciativa da direção estadual é subsidiar semanalmente o conjunto de filiados e filiadas do PT com informações para qualificar o debate de oposição aos governos tucanos e na defesa das gestões petistas.

Iniciado na primeira semana de setembro de 2015, o projeto tem a meta de qualificar a militância do Partido dos Trabalhadores, por meio de informações da atuação parlamentar das bancadas estadual e federal, bem como ações exitosas das administrações do partido e do governo federal, das pautas dos movimentos sociais e sindicais, entidades da sociedade civil e da oposição aos tucanos e seus aliados no estado de São Paulo.

O “PT em Ação” atua em duas frentes: no debate temático de oposição ao Governo Alckmin e na disseminação de investimentos do Governo Dilma nas cidades paulistas.

Encontro de Vereadores e Vereadoras – Sob coordenação da Secretaria de Assuntos Institucionais, o evento ocorreu simultaneamente em cinco cidades: Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Jacareí e Paraguaçu Paulista.

O encontro teve como meta qualificar o debate sobre a conjuntura política, a atuação parlamentar na defesa dos governos do PT e na oposição aos tucanos e seus aliados, além de se preparar para o pleito do próximo ano.

Etapas Estadual e Municipais ao 3º Congresso Estadual da Juventude – Cerca de 120 cidades realizaram os encontros municipais durante os meses de setembro e outubro. Realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Franco da Rocha, o Encontro Estadual elegeu o novo secretário estadual da Juventude do PT Paulista, Erik Bouzan, e reuniu cerca de 300 jovens filiados e filiadas, sendo 145 foram delegados e delegados eleitos em seus diretórios municipais da legenda.

O encontro foi preparatório ao 3° Congresso Nacional da Juventude do PT, cujo tema principal foi “A luta contra o extermínio da juventude negra”, que ocorreu entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, o atual secretário Jefferson Lima foi reeleito.

Rádio LD e Site Linha Direta – Os veículos de Comunicação do Partido dos Trabalhadores abastecem milhares de pessoas com informações sobre as atividades e ações do partido, dos movimentos sociais e do cotidiano nas redes sociais, além de entrevistas, artigos, vídeos e transmissões ao vivo no site Linha Diretahttp://www.linhadireta.org.br/. A Rádio LD também estreou diversos programas em 2015, dentre eles, Observatório LD com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann; Vai Ter Rock, com Abdael; Mais Mulher, com a secretária de Mulheres, Martinha, Sínteses, Som das Ruas, Direitos Humanos Urgente, Mundo Afora, além dos programas mais antigos como: Café SP, com Rosário Mendez, Folia na Rede, Companheiros da Bola, Linha Econômica e Educação Como Direito.

PEDEX e Comissões Provisórias – Ao longo de 2015, o PT Paulista promoveu a organização do partido, por meio de comissões provisórias, em centenas de municípios. Dois anos após o PED (Processo de Eleições Diretas), em outubro deste ano, foi realizado um processo extraordinário de eleição direta, o PEDEX, para que os municípios que não elegeram sua direção tenham uma nova oportunidade de constituir um Diretório.

Atividades das Secretarias e Setoriais – Ao longo do ano, inúmeros debates e eventos foram organizados pelo PT-SP, como por exemplo, os seminários encabeçados pelos setoriais de Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Combate ao Racismo. Veja outros eventos: Lançamento do Núcleo Estadual Evangélico – Com apoio do Setorial Interreligioso, o ato aconteceu em novembro, durante o 1º Encontro Estadual de Evangélicos do PT no Estado de SP. Núcleo de Samba – O grupo foi criado em agosto de 2015 e atua por meio de ações nas redes sociais, reuniões e de atividades voltadas ao tema. Seminário “A Segurança Pública pensada pela Esquerda” – O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo (PT-SP) e as fundações Perseu Abramo (FPA) e Friedrich Ebert (FES) apresentaram em abril, um debate sobre as políticas de segurança pública, em todos os níveis de governo, visando contribuir para uma frente ampla que proponha reformas e iniciativas afinadas com a ampliação do direito à vida, a uma existência livre de discriminações e de violências e à segurança de todas e todos, tendo como tema A segurança pública pensada pela esquerda.

Reuniões da Executiva e Diretório – O Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo cumpriu, ao longo de 2015, calendário permanente de reuniões da Executiva (quinzenais) e Diretório.

Por Fábio Sales, especial para o Linha Direta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast