Revista Fórum passa Estadão no ranking de acessos Alexa

Editor Renato Rovai atribui o sucesso a não fazer parte do “coro único da mídia” e à credibilidade adquirida por não esconder posicionamento político do veículo

Nesta sexta-feira (25), a “Revista Fórum passou o jornal “O Estado de S. Paulo” no ranking nacional do Alexa, serviço pertencente à Amazon, que mede quantos usuários visitam um determinado site. A Revista está na 67ª colocação enquanto o Estadão ocupa o 69º lugar. Se citarmos apenas os veículos de comunicação brasileiros, apenas três são mais visitados do que a Revista Fórum, a Folha, a área de notícias do Uol e o conglomerado Abril.

Renato Rovai, editor e blogueiro da revista, disse que o Brasil está vivendo, do ponto de vista das mídias tradicionais, uma operação de pensamento único, onde todos falam a mesma coisa. Segundo ele, uma versão é escolhida por esses grandes veículos que a estabelecem como verdade em todos os jornais. “Por um lado, o sucesso da Fórum se deve ao fato de não fazermos parte desse coro único, desse bloco monolítico da mídia. Por outro lado, o leitor que chegou ao nosso trabalho sabe que a gente tem critério jornalístico. Não divulgamos boatos, não publicamos inverdades, se erramos, assumimos e não achincalhamos as pessoas de um campo político que não seja o nosso. Sim, nós temos um campo político”, conta Rovai.

“Não divulgamos boatos, não publicamos inverdades, se erramos, assumimos e não achincalhamos as pessoas de um campo político que não seja o nosso”

Rovai defende o direito do posicionamento do produto e afirma que isso faz parte das liberdades que o veículo tem que ter. Porém, chama atenção para o uso dessa liberdade e diz não concordar com a utilização dessa abertura para cometer crimes. “Acho que neste momento se está cometendo um crime no Brasil, que é a tentativa de Golpe de Estado conduzida e arquitetada pela mídia. Esse, inclusive, é um dos motivos que a “Revista Fórum” cresceu. Temos apenas cinco pessoas na redação e temos mais audiência do que grandes veículos como a “Isto É”. Isso é assustador e mostra que o jornalismo deles chegou na terceira etapa do volume morto”, afirma.

revista forum

O editor da revista argumenta que o jornalismo da “Fórum” tem credibilidade e uma reputação proveniente do tipo de trabalho que realiza por 15 anos e considera correto do ponto de vista editorial do veículo. “Considero correto porque não escondemos que temos tem posições. Somos contra a pena de morte no exterior, a favor da descriminalização das drogas e do aborto no Brasil, mas isso não quer dizer que vamos inventar uma notícia e nem vamos afirmar que ao fazer um aborto a mulher será mais feliz, porque isso não é verdade”, comenta.

Sobre a revista
A Revista Fórum nasceu em Porto Alegre e foi inspirada pelo Fórum Social Mundial, um evento organizado por movimentos sociais com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. A edição número zero da revista foi lançada em abril de 2001 e em setembro passou a ter periodicidade mensal.

Chegou a uma tiragem nacional de 25 mil exemplares por mês e foi assim até dezembro de 2013 quando, seguindo avanços tecnológicos, deixou de ser impressa e passou a ser apenas digital. O Portal Fórum traz matérias, reportagens, entrevistas e blogs que buscam uma visão de mundo diferente da presente nos grandes meios de comunicação tradicionais. Todas as sextas-feiras, há uma edição da semana com matérias exclusivas para assinantes. Na terça, todo conteúdo é liberado.

Da Redação da Agência PT