Rillo recebe ameça de morte de policial funcionário da Alesp

Intimidação de servidor do gabinete do Delegado Olim desencadeou onda de ódio contra João Paulo Rillo

Um dos membros da bancada petista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP), foi ameaçado pelo policial Carlos Alberto Moterani, que compõe o gabinente do deputado Delegado Olim (PP-SP). A ameaça foi feita na página pessoal do funcionário e diz o seguinte, em letras maiúsculas:  “ESTE LIXO É O DEPUTADO ESTADUAL PETISTA PAULO RILLO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. NESTA TARDE ELE AGREDIU DE FORMA COVARDE E PREMEDITADA UM POLICIAL MILITAR. AVISO: OLHO POR OLHO. DENTE POR DENTE. A PARTIR DE AGORA VOCÊ É O ALVO. AGUARDE. AQUI É POLÍCIA!!!”.

Moterani fez referência ao episódio do dia 3 de maio, quando Rillo empurrou um policial no plenário para impedir que secundaristas apanhassem da Polícia Militar que, mesmo sem ordem judicial, tentava colocar fim à ocupação. Em outras publicações feitas pelo funcionário de Olim, Rillo também é chamado de lixo. Após as denúncias, o servidor apagou a intimidação.

Rillo-Ameaca

Junto de outros deputados petistas e da bancada de oposição ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Rillo publicamente manifestou apoio aos estudantes, que pressionam o Legislativo paulista para pedir a criação da CPI da Merenda. Ele passou as madrugadas na Alesp e foi um dos que mediou as negociações entre o deputado Fernando Capez (PSDB) e os secundaristas. No primeiro dia da ocupação do plenário, Capez ordenou que fosse cortada água e proibida a entrada de comida na Casa, e esta decisão foi revertida após os diálogos.

Parlamentares do PT, do Psol e PCdoB atuaram para garantir que direitos humanos não fossem violados durante a ocupação.

Rillo revelou também que está sofrendo outros tipos de perseguição dentro da Alesp: “Estou sofrendo criminalização agora. Eles registraram três boletins de ocorrência alegando que eu ajudei a entrada de estudantes no plenário. Alegam que agredi um policial e entraram com uma representação no Conselho de Ética. Fizeram isto o Delegado Olim (PP), Coronel Camilo (PSD) e Coronel Telhada (PSDB). Recebo isto com muita tranquilidade. Será uma oportunidade de discutir no Conselho de Ética que assembleia nós queremos”.

O Diretório Estadual do PT emitiu uma nota em repúdio às ameaças e manifestando seu apoio a Rillo.

Leia abaixo o texto completo:
“Nota Oficial do Diretório Estadual do PT de São Paulo

A Comissão Executiva Estadual do PT-SP reunida nesta data e tendo em vista as constantes e crescentes ameaças contra a integridade física e o mandato do deputado João Paulo Rillo, torna público o seguinte posicionamento:

1)      Tais ameaças são decorrentes da destacada atuação do Deputado, que ao lado da nossa valorosa bancada, tem se colocado ao lado dos movimentos sociais e denunciado os desvios de recursos públicos em SP, bem como a escalada fascista na ALESP;

2)      Esperamos um claro posicionamento do Ministério Público do Estado de São Paulo, das corregedorias das Polícias Civil e Militar bem como da Ouvidoria das Polícias SP e da própria Alesp sobre as ameaças a Rillo, vinda de policiais em redes sociais;

3)      Exortamos as entidades democráticas da Sociedade Civil, partidos e movimentos sociais a também se posicionar em defesa das prerrogativas e da Segurança do deputado no exercício do seu mandato;

4)      Por fim, repudiamos a iniciativa de deputados da direita paulista, de representar João Paulo Rillo na comissão de Ética da Alesp e ameaçar seu mandato popular, exatamente por exigir junto com a bancada petista, transparência e democracia no Legislativo e no governo Estadual.

São Paulo, 09 de maio de 2016.
EMIDIO DE SOUZA
Comissão Executiva Estadual”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast