Rio São Francisco será revitalizado

Presidenta Dilma Rousseff determinou elaboração de plano de revitalização do Rio São Francisco para os próximos dez anos

Foto: João Zinclar

Os ministérios da Integração Nacional e do Planejamento, Orçamento e irão elaborar um plano de revitalização do Rio São Francisco e das suas bacias para os próximos dez anos. A determinação foi dada pela presidenta Dilma Rousseff após reunião com o ministro da Integração Nacional , Gilberto Occhi, na quinta-feira (23), no Palácio do Planalto.

O plano de longo prazo deve ficar pronto em 30 dias e prevê ações como replantação das matas auxiliares, desassoreamento do rio, obras de saneamento e preservação de nascentes, entre outras.

“Nós estamos vivendo uma crise hídrica nessa região, principalmente no semiárido e no Sudeste, como nunca vivemos nos últimos 40, 50 anos. Então estamos trabalhando efetivamente para atuar no emergencial, mas pensando no curto, no médio e no longo prazo”, afirma Occhi.

Desde 2007, o governo investiu cerca de R$ 2 bilhões na revitalização do rio São Francisco. Somente no ano passado, R$ 400 milhões foram destinados para a revitalização.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias