Risco de desabastecimento está superado, diz líder do governo

Segundo senador José Pimentel, o governo fez o diálogo e os caminhoneiros estão voltando ao trabalho

Agência Senado

O senador José Pimentel

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), destacou nesta quinta-feira (26) o esforço do governo para superar a greve dos caminhoneiros e garantir o desbloqueio das rodovias do País.

“Das cinco regiões, quatro já compreenderam e o risco de desabastecimento está superado”, afirmou o parlamentar, em aparte a discurso do senador Paulo Paim (PT-RS), no Plenário do Senado.

O líder reforçou o compromisso assumido pelo governo de manter o preço do diesel durante seis meses e de conceder um ano de carência para o pagamento de financiamento em programas da União para a compra de caminhões.

Nesse período, o governo terá a responsabilidade de promover negociações entre empresas e profissionais para estabelecer uma tabela com valores mínimos para o frete.

Outro compromisso assumido pelo Planalto é a sanção sem vetos da Lei dos Caminhoneiros, aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional.

O projeto prevê a isenção de pedágio para quem estiver com o caminhão vazio. A legislação também permite que a jornada de trabalho dos caminhoneiros seja de 12 horas diárias.

Ao relembrar Paim vai assumir a Presidência da Comissão de Direitos Humanos do Senado na próxima semana, Pimentel sugeriu que ele promova uma audiência pública para debater as demandas dos responsáveis pelo transporte de cargas no país.

O senador gaúcho aceitou a sugestão, prometeu convocar os líderes dos motoristas de caminhões para o debate e fez um apelo para que os caminhoneiros do Rio Grande do Sul voltem ao trabalho.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast