Romênio Pereira: Congresso deve ser momento de crescimento do PT

Nosso Partido nasceu sob o signo das renovações, especialmente a partir do método de reflexões coletivas que aproveitavam as experiências vividas pelos trabalhadores no mundo inteiro sem se fixar num…

Nosso Partido nasceu sob o signo das renovações, especialmente a partir do método de reflexões coletivas que aproveitavam as experiências vividas pelos trabalhadores no mundo inteiro sem se fixar num modelo único.

Agora, quando completamos três décadas e meia de construção e somamos doze anos de governo com resultados positivos, precisamos compreender a nova realidade e refletir sobre ela.

Enquanto a política é colocada em xeque em todas as partes do mundo, no Brasil vivemos as dificuldades impostas pela conjuntura econômica e pelo desafio de consolidar nosso projeto nacional.

Os petistas podem e devem se orgulhar do que já construímos até aqui, mas não podemos nos limitar ao que já fizemos. Precisamos ir muito além disso.

O Congresso que realizaremos a partir de agora é um momento que devemos transformar em oportunidade de crescimento. Precisamos atualizar nossas reflexões sobre nossos sonhos e aprofundar a análise sobre as nossas possibilidades.

Os trabalhadores brasileiros sabem que podem contar com o PT, mas os trabalhadores de outras regiões, especialmente da América Latina, olham para nós com a expectativa de nos ter como referência para suas elaborações.

Diante de tudo isso, o PT deve usar este Congresso para renovar nossos compromissos com o socialismo e nossa aliança estratégica com os oprimidos.

Não podemos nos afastar de nossa de nossa trajetória histórica e não podemos deixar de construir um país melhor para nossa população.

Quando iniciamos os debates com os militantes e com todos os simpatizantes que ainda não estão filiados, devemos responder a todos estes desafios, mas devemos sobretudo ter como perspectiva o crescimento de nosso Partido e o aprimoramento deste instrumento que se transformou na maior ferramenta de mudanças de nosso povo, o PT.

É para isto que chamamos a todos: renovar o PT com a reafirmação de nosso compromisso de não nos afastar de nosso propósito principal que é defender os trabalhadores.

Romênio Pereira é Secretário Geral Nacional do PT e coordenador da comissão organizadora da segunda etapa do 5º Congresso.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast