Rossetto estimulará participação popular e diálogo com o governo

Novo ministro assumiu cargo nesta sexta. Ele exaltou democracia brasileira e relembrou conquistas dos brasileiros nos últimos anos

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto ampliará o diálogo com a sociedade durante o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, o ministro pretende lutar para aumentar ainda mais os direitos conquistados pelos brasileiros nos últimos anos.

“Nós vamos estimular permanentemente um diálogo forte, verdadeiro, respeitoso, um diálogo capaz de construir consensos”, disse o ministro, ao assumir o cargo.

Para Rossetto, a participação social no processo democrático garante um Brasil mais forte. Segundo ele, a participação popular reforça ainda mais a busca pelo diálogo entre governo federal e sociedade.

“O processo democrático que construímos faz do Brasil um país forte. É possível qualificar a democracia com democracia participativa”, falou.

Anunciado pela presidenta Dilma Rousseff para a Secretaria-Geral, em 29 de novembro, Rossetto assumiu o cargo em solenidade realizada nesta sexta, no lugar do ex-ministro Gilberto Carvalho, que chefiou a pasta por 12 anos.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, Rossetto também exaltou as conquistas dos brasileiros nos governos do PT na Presidência da República. “Foi o nosso governo que acabou com fome de milhões e milhões de brasileiros”, afirmou.

“Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. É nossa responsabilidade assegurar, com o nosso trabalho, que o País caminhe para frente”, disse Rossetto, ao relembrar a fala da presidenta Dilma durante a posse, na quinta-feira (1º).

Perfil – O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República é formado em sociologia. Ele é um dos fundadores do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Rosseto foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul entre 1995 e 1998. Além disso, ele foi vice-governador do Rio Grande do Sul (1999-2002) e presidente da Petrobrás Biocombustível, entre 2008 e março de 2014.

Antes de assumir a Secretaria-Geral, ele comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário por dois períodos, entre janeiro de 2003 e março de 2006, e também entre março e dezembro de 2014.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast