Ruas de todo Brasil viram palco para novos atos contra o golpe

São Paulo e Rio de Janeiro foram as cidades com maior número de manifestantes; atos pediram ‘Volta, querida’ também em cidades do exterior

São Paulo 10/06/2016 Ato contra o golpe, na avenida Paulista. Foto Paulo PInto/Agencia PT

A sexta-feira (10), dia em que o golpe completa um mês, foi data nacional de mobilização em defesa da democracia em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A população ocupou as ruas de  todos os estados para pedir a volta da presidenta eleita Dilma Rousseff e para repudiar o golpe articulado por Michel Temer.

Foram registrados atos em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Além do fato de Dilma ter sido afastada do cargo sem que houvesse crime de responsabilidade, os atos repudiaram as evidências de que o governo nomeado por Temer apoiou o golpe para frear investigações de corrupção, principalmente pela Operação Lava Jato.

Manifestantes criticaram também retrocessos como cortes em programas sociais e extinção de ministérios – Cultura e Direitos Humanos, entre outros – além da ausência de mulheres no alto escalão de Temer. Os atos foram convocados por movimentos sociais, centrais sindicais e contaram com a participação de militantes independentes.

São Paulo, onde participou do ato ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi a capital onde houve maior concentração de pessoas, com 100 mil na Avenida Paulista.

PAULISTA1

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

No Rio de Janeiro, cerca de 30 mil pessoas ocuparam a Cinelândia no ato contra o golpe. A banda Detonautas Roque Clube, com Tico Santa Cruz, deu uma “palhinha” para os manifestantes.

Cinelândia

Em Curitiba (PR):Em Belo Horizonte (MG), pelo menos 15 mil pessoas se uniram para dizer “Fora Temer”. Assista:

Em Brasília:

Ato Fora Temer em Brasília (Foto: Lula Marques/AGPT)

Recife (PE):Em Pelotas (RS), mesmo com o termômetro marcando 5° C, manifestantes foram às ruas

No exterior
Brasileiros que vivem fora do Brasil também foram às ruas, nesta sexta, em defesa da democracia.

Berlim:

Berlim