Rui Costa: com o povo, contra as pesquisas

Agora, o governador petista eleito vai concentrar esforços para reeleger Dilma Rousseff com a ajuda dos baianos

Ulisses Dumas / Divulgação

Articulação para 2022. O governador Rui Costa está empenhado na eleição dos candidatos do PT que disputam o segundo turno na Bahia

Na Bahia, Rui Costa venceu as eleições e pesquisas manipuladas

Os baianos desmentiram as pesquisas eleitorais e escolheram Rui Costa, do PT, para governar o estado, exatamente como fizeram, nas duas eleições anteriores, em relação ao atual governador, Jaques Wagner. O petista teve uma vitória expressiva, já no primeiro turno: 54,53% dos votos, contra 37,39% de Paulo Souto, candidato do DEM.

Até a véspera das eleições, as pesquisas mostravam desvantagem de Rui e apontavam a decisão para o segundo turno. Mas a vitória sobre Souto foi por mais de um milhão de votos, contrariando as pesquisas.

O governador eleito irá trabalhar, agora, para a vitória de Dilma Rousseff, segundo ele, fundamental para a Bahia. “Vamos entrar em campo pedindo o voto pra Dilma no segundo turno para que ela possa nos ajudar a construir uma Bahia moderna e com oportunidades para os baianos”, avisou Rui, logo após ser eleito. “Quem votou em Rui, tem que votar em Dilma, agora”.

Rui Costa sabe que algumas regiões do estado são muito dependentes de recursos federais, e confia na sensibilidade da presidenta com os problemas do Nordeste. “Quanto mais pobres as regiões, mais elas são dependentes de investimentos na educação, saúde e infraestrutura”, explica o governador eleito.

Na comemoração da vitória, Rui agradeceu a Jaques Wagner pela condução do governo no estado. “Vou receber o governo em condições muito melhores do que ele recebeu em 2006”, comemorou. “Ele fez o melhor governo das últimas décadas na Bahia e merece todo reconhecimento do povo baiano”, reconheceu o petista.

Rui Costa anunciou, de imediato, medidas para aprimorar os programas de educação e saúde na Bahia. Ele pretende iniciar um processo de mobilização educacional e construção de hospitais, que deve começar em 2015.

Outra meta de Rui Costa é tornar a Bahia, no final dos quatro anos de governo, um estado mais moderno, com condições melhores de atrair emprego. Para isso, prometeu fortalecer os polos regionais, de modo a dinamizar as economias regionais, entre elas, as dos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro.

O baiano Rui Costa, 51, foi um dos fundadores do PT no estado. Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, Rui teve a trajetória política iniciada nos anos 1980, no Polo Petroquímico de Camaçari. Foi eleito vereador no ano 2000 e reeleito em 2004. Em 2007, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais no governo de Jaques Wagner. Foi eleito deputado Federal, em 2010. Em 2012, assumiu a Casa Civil do Governo da Bahia, antes de se lançar candidato ao governo do estado.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast