Rui Costa se compromete a investir no controle do crack

Candidato ao governo da Bahia se comprometeu a consolidar a Rede de Atenção Psicossocial aos dependes químicos

O candidato do PT ao governo baiano, Rui Costa, decidiu fazer um enfrentamento ao crack na Bahia, caso se eleja governador. “O caminho para combater o crescimento do uso das drogas passa pela inclusão social, com reforço da expectativa de futuro dos jovens, paralelamente à redução dos índices de violência”, diz.

Costa se comprometeu a implantar e consolidar o conjunto de instituições destinadas à execução de políticas de enfrentamento do problema: a Rede de Atenção Psicossocial, com casas de acolhimento transitório, residenciais terapêuticos, CAPS AD, CAPS AD III, centros de convivência, com arte e cultura e leitos em hospitais gerais para desintoxicação.

A nomenclatura oficial ‘AD’, abreviatura de álcool e drogas, define o centro de Atenção Psicossocial destinado, por lei, a oferecer tratamento ambulatorial em meio aberto, com plano terapêutico individualizado, seja intensivo, semi-intensivo ou não intensivo.

Nele é usada a estratégia de redução de danos e não é exigida a abstinência para inserção no tratamento, apenas a adesão voluntária do interessado. A família do usuário também recebe orientação e apoio especializado.

Já a nomenclatura ‘AD III´ identifica o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas que, tendo o mesmo modelo de atuação, oferece a opção de incluir a utilização de leitos de hospitalidade noturna no tratamento intensivo. ”Vou desenvolver ações que priorizem a participação ativa da sociedade, prevenção social e repressão qualificada”, diz. Ele considera indispensável parcerias não só com a sociedade civil como com universidades e o poder público municipal para implementação do Plano Estadual de Prevenção, Redução de Danos e Combate ao Uso de Drogas.

 

Por Márcio Morais da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast