Rui Falcão: A CNBB e a necessidade de uma profunda reflexão

Em Editorial Semanal da Agência PT de Notícias, o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, fala sobre documento divulgado pela CNBB e convida os militantes para uma reflexão

Rui Falcão fala durante reunião do Diretório Nacional do PT. (Foto: Lula Marques/Agência PT)

Em meio aos ataques desferidos pela oposição conservadora contra o governo Dilma, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou documento, dia 28 de outubro passado, que convida a todos a uma profunda reflexão.

Intitulado “A Realidade Sociopolítica Brasileira: Dificuldades e Oportunidades”, o texto, diante da crise política e econômica atual, critica “a incapacidade das instituições republicanas que não encontram um modo de superar o conflito de interesses que sufoca a vida nacional”.

Na avaliação do cenário do País, o documento da CNBB menciona o pessimismo contaminador, “porém equivocado, de que o Brasil está num beco sem saída”.

A CNBB faz uma convocação geral para “assegurar a governabilidade que implica o funcionamento  adequado dos três poderes”, insiste na necessidade de recuperar o crescimento sustentável e reduzir as desigualdades, e exige profundas transformações na saúde e na educação.

Ao abordar as eleições de 2016, o texto chama à responsabilidade todos os atores políticos e sociais “comprometidos com a ética, a justiça e a paz a aperfeiçoarem o ambiente democrático para que as eleições não sejam contaminadas pelos discursos segregacionistas que ratificam preconceitos e colocam em xeque a ampliação da cidadania em nosso país”.

Na conclusão, a CNBB condena a corrupção (“praga da sociedade”, segundo o Papa Francisco), mas destaca que o combate a este mal exige que o “Estado cumpra com rigor e imparcialidade a sua função de punir igualmente tanto os corruptos como os corruptores, de acordo com os ditames da lei e as exigências de justiça”.

A íntegra do pronunciamento está no site da CNBB. Convido a nossa militância a debater e difundir o texto.

P.S. Saudamos o PCdoB pelo seu belo e combativo programa de TV.

Rui Falcão é presidente nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast