Rui Falcão: A coragem vai vencer a chantagem e o golpismo

O presidente nacional do PT afirmou, em coletiva nesta quinta, que, ao definir sobre a abertura do impeachment contra Dilma, Cunha estava “acuado” pelas denúncias de corrupção

Rui Falcão fala durante reunião do Diretório Nacional do PT. (Foto: Lula Marques/Agência PT)

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirmou, em coletiva de imprensa em São Paulo, nesta quinta-feira (3), ter confiança que, “assim como a esperança venceu o medo, a coragem vai vencer a chantagem e o golpismo”.

“Com essa decisão de separar o joio do trigo (ao votar contra Cunha), nós abrimos um novo caminho. Um caminho para estabelecer uma nova governabilidade no País”, disse Rui Falcão, ao comentar sobre a decisão da bancada do PT na Câmara de votar sobre a admissibilidade do processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Sobre a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, anunciada na quarta-feira (2) por Cunha, Rui disse ser uma iniciativa provocada por “alguém que estava acuado pelas denúncias de corrupção”.

“É um processo provocado por alguém que, acuado pelas denúncias de corrupção, resolveu, sem qualquer lastro jurídico e base legal, tentar abreviar o mandato da presidenta. Isso é muito ruim para o País”, falou o presidente do PT.

Rui Falcão ainda reforçou ter confiança de que nenhuma “barganha” foi feita pela presidenta Dilma Rousseff ou por membros do governo a favor de Cunha. “Em nenhum momento a presidenta ou qualquer membro do governo faria esse tipo negociação que foi apontado por um dos deputados que representa o deputado Eduardo Cunha”, afirmou.

Além disso, o presidente do PT relembrou que, com a abertura do processo de impeachment, o que fica em jogo é a democracia do Brasil.

“Eu queria dizer que, nesse momento, o que está em jogo não é se gostam da Dilma, do governo, ou não. O que está em jogo agora é a democracia do País, que foi conquistada duramente”.

“Essa luta em defesa da democracia e do mandato conquistado nas urnas é uma batalha que o PT travará de bom grado”, completou Rui.

Durante a coletiva, o presidente nacional do PT informou que a estratégia da legenda será atuar do ponto de vista jurídico, junto ao parlamento e debater na sociedade e criar um processo de mobilização. Segundo ele, na próxima segunda-feira (7), haverá uma reunião, às 11h, no Sindicato dos Engenheiros, com as lideranças dos movimentos e dos partidos e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em defesa da democracia e contra o tapetão”, disse Rui.

Da Redação da Agência PT de Notícias