Russomanno recebia “mensalão” de José Janene, diz delator

De acordo com o ex-deputado Pedro Corrêa, pré-candidato à prefeitura de SP era um dos que o partido dividia as propinas, recebendo os recursos de Janene

Foto: PRB

O deputado Celso Russomanno (PRB-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, recebia “mensalão” de José Janene, que é apontado como o mentor do esquema de cobrança de propina na Petrobras. As afirmações foram feitas em delação premiada pelo ex-deputado federal Pedro Corrêa

“Celso Russomanno recebia mensalão. Era um dos que o partido dividia as propinas, recebendo os recursos de José Janene”, diz trecho do relatório de depoimento de Pedro Corrêa, segundo reportagem publicada pelo “Jornal Nacional”, na terça-feira (21).

Segundo o delator, Russomanno “era famoso em solicitar vantagens indevidas a empresários utilizando a televisão como forma de intimidar e ameaçar”. Além disso, o delator informou que o pré-candidato pressionava empresários por meio de comissões de defesa do consumidor.

As acusações feitas por Corrêa fazem parte de delação premiada ainda não homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-deputado foi  condenado em primeira instância pela Lava Jato a mais de 20 anos de prisão, e está preso no Paraná. 

“Conforme os depoimentos de Corrêa e de outros delatores, como o doleiro Alberto Youssef, José Janene, que morreu em 2010, era responsável pela arrecadação e distribuição de propina dos esquemas de corrupção para parlamentares do PP”, diz a matéria do JN. 

Russomano, além de estar supostamente envolvido no esquema de propinas da Petrobras, responde a processo no STF por peculato.

Em 2015, ele foi condenado a dois anos e dois meses de prisão por ter nomeado como funcionária de seu gabinete, entre 1997 e 2001, a gerente de sua produtora de vídeo Night and Day Promoções. 

Veja aqui a matéria do Jornal Nacional, na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast