Ságuas Moraes

dep.saguasmoraes@camara.leg.br
(62) 3215-5371

O médico Ságuas Moraes Sousa nasceu em Mineiros (GO). Graduou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988. Iniciou sua militância política no movimento estudantil, sendo presidente do Centro Acadêmico de Medicina.

No ano de 1989 prestou serviço militar, como 2º Tenente Médico no 5º BEC em Porto Velho (RO).

Nos anos de 1990 e 1991 fez especialização em Pediatria no Hospital Asa Sul de Brasília-DF, sendo na ocasião vice-presidente da Associação Brasiliense dos Médicos Residentes.

Mudou-se para o município de Juína (MT) em 1992, onde atuou como médico pediatra no Hospital Municipal e na iniciativa privada.

Em 1996, foi eleito prefeito de Juína pelo Partido dos Trabalhadores, recebendo vários títulos de destaque pela sua atuação nas áreas sociais. Foi reeleito prefeito no ano de 2000. Recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE em 2001.

Afastou-se do mandato em abril de 2002 para concorrer e vencer a eleição de deputado estadual. Em 2006 foi reeleito deputado estadual.

Em maio de 2007 assumiu a Secretaria de Estado de Educação, onde permaneceu até março de 2010, quando se desincompatibilizou para disputar e vencer a eleição de deputado federal com 88.654 votos, sendo o quinto mais votado.

Ságuas assumiu novamente a Secretaria de Estado de Educação em 03 de novembro de 2011, permanecendo até 07 de outubro de 2013, quando reassumiu o mandato de deputado federal.

Nas eleições de 2014 foi reeleito com 97.858 votos para um segundo mandato na Câmara Federal, sendo o quarto mais votado no Estado de Mato Grosso.

No segundo mandato, Ságuas quer continuar trabalhando pela melhoria da Educação Pública. Para isso apresentou o PLP 413/2014, que prevê a regulamentação do Plano Nacional de Educação, bem como a instituição do Sistema Nacional de Educação. O deputado pretende atuar nas diversas áreas de promoção e melhoria da qualidade de vida do povo matogrossense e brasileiro.

• TODOS CONTRA TEMER! 100% dos deputados petistas, ou seja, 58 parlamentares, votaram contra Michel Temer e a favor do prosseguimento da investigação por corrupção do golpista! Veja o voto de cada um dos deputados do PT e tenha ainda mais certeza: eles estão ao lado do povo brasileiro!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 3 de agosto de 2017
    100% dos deputados petistas votaram contra Michel Temer e a favor da investigação por corrupção do golpista. Assista aos votos dos parlamentares
  • Ságuas Moraes

Deputado Federal Ságuas Moraes reforça: É LAMENTÁVEL QUE A CÂMARA NÃO DÊ AUTORIZAÇÃO PARA O STF INVESTIGAR! "Pela primeira vez na historia do Brasil, a PGR denunciou um presidente em pleno exercício. Tá tudo filmado, gravado e a PF conseguiu perceber o fato do início até o fim".

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 3 de agosto de 2017
    “Pela primeira vez na historia do Brasil, a PGR denunciou um presidente em pleno exercício. E nós vamos continuar dizendo Fora Temer e Diretas Já”