Sancionada por Dilma, Lei de Acesso à Informação fortaleceu democracia

Legislação que completa seis anos em vigor garantiu acesso da população aos dados sobre usos de recursos em todas as esferas da União

Reprodução

Portal da Lei de Acesso à Informação

Até a chegada de Lula e Dilma à presidência da República, a consulta à informações que deveriam ser públicas e de fácil acesso era quase um trabalho de arqueologia. Essa realidade mudou a partir da Lei de Acesso a Informação (LAI), que entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012. Desde então, foram feitos em média 8 mil pedidos por mês, apenas com relação ao Governo Federal.

Antes da LAI, o Portal da Transparência foi lançado em 2004 pela Controladoria-Geral da União, órgão criado no primeiro ano do governo Lula para substituir a pouco ativa Corregedoria-Geral da União. O Portal foi criado para divulgação de dados do Poder Executivo Federal, mas teve sua atuação ampliada com a Lei de Acesso, até mesmo porque foi instituído o uso obrigatório de linguagem acessível e divulgações obrigatórias.

Para a coordenadora de acesso à informação da organização não-governamental Artigo 19, Joara Marchezini, “a Lei de Acesso à Informação é muito positiva para a democracia”. A Artigo 19 atua no Brasil desde 2007 com pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação, e participou da elaboração da lei.

“A gente monitora a LAI desde 2011 e ela traz muitos avanços ao direito de acesso à informação porque regulamenta esse direito, estabelece procedimentos e prazos. Nesses seis anos a gente vê que a lei possibilitou o aumento da veiculação de informações no país”, avalia Marchezini.

Ela ainda destaca a importância dos Serviços de Informação ao Cidadão, disponíveis presencialmente e online, permitindo que qualquer pessoa faça pedidos de informação. “É um questionamento que qualquer cidadão pode fazer e não precisa justificar. É possível questionar o custo de construção de creches, o tempo de obras”, explica.

De acordo com a Lei 12.527, sancionada em 2011, todos os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, o Judiciário e o Ministério Público passaram a ser obrigados a responder questionamentos sobre os recursos públicos recebidos e a sua destinação.

O mesmo se estende a autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A LAI funciona como mais um instrumento para o combate e a prevenção da corrupção, e contribui também para a melhoria dos serviços públicos, uma vez que o cidadão pode, por exemplo, pedir a relação dos médicos que deveriam estar presentes no posto de saúde onde ele deixou de ser atendido por falta de profissionais.

O ponto central da LAI é que “o acesso é a regra, o sigilo, a exceção”, conforme explica seu site oficial. Quem solicita informações não precisa dizer por que e para que deseja, recebendo a solicitação sem custos, salvo em certos casos onde a reprodução de documentos é necessária.

Outro ponto importante da Lei de Acesso à Informação foi o estabelecimento de procedimentos e prazos, para que os órgãos requisitados respondam as solicitações.

Em 2016, Dilma ainda assinou um decreto que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, a cargo do Ministério do Planejamento, fortalecendo ainda mais a LAI.

Com o decreto, cada ministério passou a ter de apresentar planos de abertura de dados, construídos a partir de demandas da sociedade. Outro ponto positivo foi é a criação de catálogos, o que obriga os ministérios a fazer um inventário das informações, mesmo que sigilosas.

Participação Social cresceu com Lula e Dilma

Entre 2003 e 2014, mais de 9 milhões de brasileiros participaram ativamente de 98 conferências nacionais de 43 áreas, como educação, juventude, saúde, cidades, mulheres, comunicação, direitos LGBT, entre outras.

Políticas e decisões fundamentais para o país passaram a ser formuladas e implementadas a partir de amplo diálogo com a sociedade civil. Além das conferências, vários conselhos, ouvidorias, fóruns e outros canais de diálogo foram criados, ampliados ou fortalecidos. A transparência entrou na ordem do dia.

Essa nova relação entre Estado e Sociedade, construída a partir da eleição de Lula e aprofundada pela presidenta Dilma, mostrou que outro modo de governar é possível. Com mais participação popular, com mais democracia. Ouvindo a voz do povo não apenas de quatro em quatro anos, nas eleições, mas no dia-dia, na hora de tomar decisões e construir um país para todos.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast